Janeiro Branco e a saúde mental

Guilherme Augusto Murta

A conscientização para a importância da saúde mental foi tangibilizada para o mês de janeiro. A cor escolhida foi o branco e analogicamente pode ser compreendida como um recomeço ou “uma folha em branco”, logo no primeiro mês do ano, para uma reflexão sobre a saúde.

O assunto tem grandes proporções e relevância em saúde coletiva. Segundo pesquisa realizada pelo governo brasileiro, em 2021 (Vigitel, 2021), 11,3% da população tem diagnóstico médico de depressão. A OMS (2019) apontou que o país ocupa a primeira posição no que se refere à ansiedade. A pandemia de Covid-19 foi fator importante para contribuir com elevação de 25% nos casos de depressão e ansiedade.

Além dos prejuízos à saúde, as consequências desta estatística também são econômicas. No mundo (WHO 2022), estima-se que foram perdidos cerca de 12 bilhões de dias de trabalho e 1 trilhão de dólares devido à depressão e ansiedade. Há ainda a estimativa adicional de 50% de prejuízo também causados por custos indiretos, como perda de produtividade (presenteísmo). No Brasil, mais de 200 mil pessoas foram afastadas para o INSS por conta de doenças mentais só em 2021.

Diferentemente de outras patologias que cursam com início e fim bem definidos e com exames complementares exatos, por exemplo, a ocorrência de uma fratura óssea e posterior consolidação, os transtornos mentais têm diagnóstico clínico menos objetivo. Por vezes, são confundidos com um traço de personalidade em que não há nada a fazer ou com uma tristeza passageira. O não reconhecimento como possível doença prorroga o diagnóstico e a terapêutica. E, assim, muitos dias, semanas e meses se passam até que o indivíduo, tendo convivido com a piora da qualidade de vida e redução de produtividade, decida buscar ajuda. Não por acaso que quando há início de tratamento médico é comum a emissão de atestado médico com muitos dias de afastamento laboral, pois o quadro já está avançado e demandará de um tratamento mais vigoroso.

É certo que alguns casos de transtornos mentais têm pré-disposição genética. Porém, o meio ambiente e exposição a determinados estímulos são decisivos no desenvolvimento e recidivas de psicopatologias. Muito tem se falado nos fatores psicossociais como risco para ocorrência de doenças mentais. É lógico esperar que um ambiente estressogênico tem a tendência de gerar conflitos e pré-disposição a problemas de ordem psicossocial.  A OMS, em 2022, reconheceu a Síndrome de Burnout, caracterizada por esgotamento, como doença ocupacional, como uma doença do trabalho.

Não é por acaso que a gestão de riscos psicossociais e promoção de bem-estar no trabalho foi recentemente incluída em auditoria para o sistema ISO (ISO 45003). Há evidências que estes fatores contribuem para prejuízos para as organizações e para a sociedade como um todo. Entre as consequências negativas citadas pela international standardi aparecem influências negativas para absenteísmo, turnover, qualidade dos produtos, recrutamento, treinamento, reputação da companhia.

Para manejo dos riscos psicossociais é necessário o comprometimento de todos os níveis da organização, em especial a alta gestão. Os líderes devem ter o adequado conhecimento para identificar o cenário bem como alternativas de mudanças no sentido de promover sustentabilidade de saúde mental e bem-estar. Para dar mais acesso também a quem não se sente bem, a organização pode disponibilizar um canal de denúncias sobre assédio e outras práticas inadequadas. Os colaboradores devem se sentir seguros e confiar no sistema para conversar sobre melhorias no ambiente de trabalho, estando empoderados a trabalhar neste tema. Quando há suspeita de adoecimento por doenças mentais indica-se busca por um profissional especializado que poderá adotar a abordagem mais adequada para o reestabelecimento da saúde.

Em relação ao ambiente de trabalho o ideal é haver uma política estruturada e um programa de saúde mental que englobe diversas etapas para identificação de fatores de risco, treinamentos, informações e terapêutica, contemplando assim desde o rastreamento de fatores psicossociais até indicações de canais de atendimento a pessoas com sintomas. O investimento em um programa estruturado, com apoio da alta gestão e participação dos colaboradores, é uma tendência das melhores práticas de saúde corporativa para garantir saúde e bem-estar sustentável.  

*Guilherme Augusto Murta (CRM-PR 24.287) é especialista em Medicina do Trabalho (RQE 2.727).

**As opiniões emitidas nos artigos desta seção são de inteira responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, o entendimento do CRM-PR.

 

Fontes:

» World Health Organization(WHO) and International Labour Organization. Mental health at work: policy brief. p. 3. 2022

» Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças Crônicas por inquérito telefônico Vigitel 2021, disponível em https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/publicacoes-svs/vigitel/vigitel-brasil-2021-estimativas-sobre-frequencia-e-distribuicao-sociodemografica-de-fatores-de-risco-e-protecao-para-doencas-cronicas/view acesso em 05/12/2022

» Brasil: O campeão da Ansiedade. Disponível em https://noticias.r7.com/prisma/joel-renno-jr/brasil-o-campeao-da-ansiedade-10092021 . Acesso em 05/12/2022.

» Pandemia de COVID-19 desencadeia aumento de 25% na prevalência de ansiedade e depressão em todo o mundo. Disponível em https://www.paho.org/pt/noticias/2-3-2022-pandemia-covid-19-desencadeia-aumento-25-na-prevalencia-ansiedade-e-depressao-em

» Disponível em https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2022/11/04/mais-de-200-mil-pessoas-foram-afastadas-do-emprego-em-2021-via-inss-por-transtornos-mentais-tinha-dor-de-cabeca-nauseas-e-chorava-muito-facil-relata-secretaria.ghtml . Acesso em 05/12/2022

» Disponível em https://www.who.int/news/item/28-05-2019-burn-out-an-occupational-phenomenon-international-classification-of-diseases Acesso em 05/12/22

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios