15/08/2006

"João-de-barro, o mais brasileiro dos pássaros"

Exposição

A mostra fotográfica "João-de-barro, o mais brasileiro dos pássaros" estará aberta à visitação pública das 12 às 18h, no Espaço Cultural do Conselho de Medicina do Paraná até o dia 27 de agosto de 2006. A abertura ocorreu na última quinta-feira (17/08), coincidindo com o início das atividades, no mesmo local, do Simpósio Internacional do CRM-PR que coloca em debate a Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos da Unesco.

A exposição, de autoria do fotógrafo curitibano Irany Carlos Magno, reúne conjunto de 50 painéis com imagens de pássaros registradas em ambientes rurais e urbanos, fruto de mais de seis meses de trabalho. Outros atrativos da mostra incluem uma réplica de uma casa da espécie de pássaro, construída pelo próprio fotógrafo após pesquisar a técnica natural.

Irany Magno, atual presidente da Arfoc (Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinegráficos do Paraná), conta que teve atenção despertada para o joão-de-barro numa manhã chuvosa de março, há alguns anos. Um casal construía na torre da emissora de TV onde ele trabalhava como cinegrafista. Admirou-se com persistência dos passarinhos, que mesmo na chuva tentava construir o ninho. Mas no dia seguinte a casa estava desmoronada, fato que se repetiu por mais três vezes até ser reerguida com sucesso, mas no lado oposto do poste. Magno diz ter começado a fotografar na terceira queda, já então cativado pelos pássaros. "O joão-de-barro sempre serviu de inspiração e motivação para meus trabalhos", reforça o fotógrafo, que registrou cerca de 300 casas dos pássaros em cerca de 8 mil fotos, nas mais diversas circunstâncias.

Por observação própria, descobriu que esses passarinhos acordam logo depois dos sabiás, dormem às oito da noite, têm sempre dois filhotes e não conhecem a infidelidade. "Mas se há desafeto, ou melhor, incompatibilidade de gênios, derrubam a casa em construção e partem para outros vôos", relata.


Serviço:

Exposição: "João-de-barro, o mais brasileiro dos pássaros"

Local: Espaço Cultural do CRM-PR (Rua Victório Viezzer, 84, Vista Alegre)

Período: 17 a 27 de agosto de 2006

Informações: (41) 3240-4000

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios