20/12/2019

Jornal especial do Dia do Médico disponível em versão digital

Edição número 96 traz registro da solenidade realizada em 13 de outubro e também outros momentos que retratam exemplos éticos à profissão. Confira!

O Jornal do CRM-PR nº 96, do trimestre outubro a dezembro de 2019, é uma edição especial para destacar a tradicional solenidade do Dia do Médico e retratar outros exemplos éticos à Medicina. A publicação em seu formato digital já está disponível no Portal do CRM-PR (acesse aqui). A versão impressa é restrita e dirigida somente aos médicos homenageados este ano, distinguidos com o Diploma de Mérito Ético-Profissional, a Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico e com outras titulações.

clique para ampliarclique para ampliarEdição especial do Dia do Médico. (Foto: CRM-PR)

A publicação tem 44 páginas e tem seu principal conteúdo nas homenagens, com fotos dos médicos recebendo suas comendas e com familiares e convidados. Conta um pouco da história da entrega do Diploma de Mérito Ético, que começou há 34 anos para reverenciar profissionais com 50 anos de formados sem sanção ética e que é pioneira no País, e também a da Medalha de Lucas, que teve início em 1996 com o objetivo de destacar trabalhos médico-sociais. Com a distinção este ano à Dra. Helen Anne Butler Muralha e ao Dr. Nobuaqui Hasegawa, agora são 16 as personalidades que integram o seleto grupo.

Em 2019, foram 140 os médicos que completaram o Jubileu de Ouro com histórico ético ímpar, sendo que praticamente uma centena compareceu à solenidade realizada no dia 13 de outubro, na Universidade Positivo, quando receberam o Diploma e também o Cristal simbolizando a Medicina. A edição especial ainda traz cinco personalidades que integram a série “Medicina que é vida; vida que é Medicina!” (confira aqui). São eles os Drs. Carlos José Taques Franco de Souza, falecido em novembro último, Sebastião Avelino Lopes, Theodoro Busso Beck, Hyzo Gondeberto dos Santos e Francisco Busto Moreno, cuja reportagem especial sobre a sua trajetória está na iminência de ser publicada.

A edição especial ainda traz a solenidade do Dia do Médico realizada pela Associação Médica do Paraná, quando ocorreu a premiação do Concurso Literário Médicos do Paraná 2019, iniciativa que surgiu há quatro anos e que envolve o CRM-PR, Academia Paranaense de Medicina, Sobrames-PR e a AMP. Completam ainda o jornal referências à solenidade do Dia do Médico em Foz do Iguaçu, com entrega de Diploma de Mérito Ético a um profissional da região, e as solenidades da Academia de Medicina para posse de sua diretoria e de novos acadêmicos.

As fotos da solenidade do Dia do Médico também estão disponíveis em galerias no Portal. A cerimônia de diplomação pode ser conferida aqui. Os registros fotográficos dos homenageados com seus convidados estão aqui.

Também pode ser acessada no Portal a versão digital do livro que reúne todas as obras do Concurso Literário 2019. Entre aqui.

 

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios