23/05/2011

Júri simulado chama a atenção de estudantes para a ética na Medicina

Atividade promovida pelo CRM-PR mostra como funciona na prática julgamento ético-profissional


Cerca de 100 estudantes de faculdades de Medicina de Curitiba participaram de um júri simulado realizado no dia 18 de maio, no auditório da sede do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), na Capital. A atividade mostrou na prática as etapas e o desenrolar de um julgamento ético-profissional realizado pelo CRM-PR.

O júri tratou de um caso envolvendo a concessão de atestado médico. O papel da médica denunciada foi desempenhado pela estudante do 2º ano de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Fernanda Angélica Bonetti. A estudante contou que a participação no julgamento simulado a fez perceber que todos estão sujeitos a erros por vários motivos. "Por se tratar de uma profissão humanitária por excelência, somos levados a pensar que todos os atos médicos se justificam pelas suas intenções, o que não é verdade nem de longe. A Medicina não existe sem a ética."

Segundo o corregedor-adjunto do CRM-PR, Roberto Issamu Yosida, "o júri simulado é a experiência mais valiosa para o aprendizado vivencial da ética. Apesar de ser uma simulação, a tensão e o calor dos debates foram muito reais. É uma experiência única". Roberto Yosida, que coordenou na atividade, também afirmou que o caso tratado no julgamento foi cuidadosamente escolhido. "É um tema que interessa a toda sociedade. Principalmente aos que iniciam os estudos de Medicina, por se tratar de assunto do cotidiano de todos", afirmou.

Aline Amaro, estudante do 4º período de Medicina da PUC-PR, concorda. "São muitas coisas sutis nas quais a gente pode escorregar no dia a dia. É importante prestar atenção", disse. Aline Amaro foi uma das alunas que participou do julgamento simulado no papel de conselheira votante. Para ela, foi difícil julgar um colega de profissão que aparentemente infringiu o Código de Ética Médica. "Fiquei bastante dividida, mas é preciso usar mais a razão do que a emoção".

Joseline Silvana Micheleto, estudante do 6º ano de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), também atuou como conselheira votante. "É difícil julgar alguém que poderia ser você, mas é algo necessário". Segundo ela, a atividade ajudou a reforçar a importância da ética na profissão. "Na faculdade, a gente aprende tantas outras coisas e essa parte muitas vezes é esquecida", lamentou.

O julgamento simulado também contou a participação do consultor jurídico da Associação Médica do Paraná, Carlos Alberto Moro, no papel de defensor da médica denunciada. O advogado ressaltou a importância de atividades como essa. "Primeiro porque suprem uma deficiência dos cursos de Medicina e, depois, porque demonstram, na prática, como funcionam os julgamentos realizados no Conselho, como órgão fiscalizador da atividade profissional".

"É fundamental que, já dentro da faculdade, se tenha a cultura de discutir temas como ética e bioética", afirmou o vice-presidente do CRM-PR, Alexandre Gustavo Bley. Para ele, a postura ética é um diferencial na profissão médica da atualidade, uma vez que a ciência e a tecnologia estão extremamente difundidas. O vice-presidente destacou a importância da atividade, que faz parte do Projeto de Educação Ética Continuada do CRM-PR, como ferramenta de parceria do Conselho com as faculdades. "É uma forma de criar o espírito e plantar a semente de uma classe mais unida e comprometida com a profissão".

Nos últimos anos, o CRM-PR tem implementado uma série de ações para aproximar os médicos da instituição e esclarecer o papel do órgão de classe. Além dos julgamentos simulados, o estudante de Medicina pode participar de atividades de formação ética e científica.


Curta-metragem

A sessão do júri terminou com uma surpresa para os estudantes da disciplina de Deontologia da PUC-PR. A apresentação de um href=" https://www.crmpr.org.br/lista_ver_noticia.php?id=4531" target="_blank">curta-metragem sobre ética médica, produzido por um grupo de alunos, encerrou a atividade. "A equipe surpreendeu pela qualidade e delicadeza com que tratou do assunto", afirmou o professor da disciplina, Marcelo Sato.


Próximo julgamento

O próximo júri simulado, voltado a estudantes de Medicina, está agendado para o dia 9 de novembro deste ano, também na sede do CRM-PR, em Curitiba. Todas as faculdades de Medicina da Capital são convidadas a participar, mas a atividade é aberta aos estudantes de cursos de Medicina de outras universidades espalhadas pelo Estado.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios