26/03/2008

Lançado programa de educação médica continuada de 2008

Cornélio Procópio foi a primeira cidade a receber o Programa de Educação Médica Continuada de 2008, iniciativa do Conselho Regional de Medicina do Paraná emanada do Conselho Federal de Medicina com objetivo de complementar as atividades realizadas pelas Federadas da Associação Médica Brasileira. O evento ocorreu nos dias 7 e 8 de março e teve a participação de cerca de 40 médicos da região. Para o fim do mês de março foi agendada a etapa de Paranaguá, que coincide com a posse dos componentes indicados para a Representação Regional do CRMPR no Litoral Paranaense. Cascavel terá a sua edição em abril, quando também ocorrerá a solenidade ética de entrega de carteiras aos médicos que se formaram em sua maioria na Unioeste. Ao longo do ano o programa de atualização será levado às várias regiões do Estado, sendo que o calendário de atividades ainda está em fase de elaboração.

O Prof. César Alfredo Pusch Kubiak, também presidente da Regional do Paraná da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, é o coordenador do Programação de Educação Continuada do CRM. Ele considerou um sucesso a etapa inaugural e que cumpriu plenamente os seus propósitos: "Tudo saiu dentro do esperado, com comparecimento em massa dos colegas de lá, excelente nível de satisfação pelos temas escolhidos e carinhosa acolhida".

O evento ocorreu no Hotel Midas, tendo entre os palestrantes os Prof. César Kubiak, Gibram Avelino Frandoloso e Miguel Ibraim Abboud Hanna Sobrinho, este vice-presidente do Conselho de Medicina. Foram abordados, entre outros temas, "Avaliação clínica pré-operatória - Análise crítica dos consensos", "Solicitação racional de exames complementares - Desafio ou obrigação?", "Uso racional de antimicrobianos na prática clínica" e "Dilemas éticos do cotidiano".

Para o presidente do CRMPR, Gerson Zafalon Martins, este é um programa inovador de atualização científica gratuito para médicos paranaenses, idealizado pelo Conselho do Paraná e que conta com o apoio do CFM. O Prof. César Kubiak reforça: "Em cada etapa regional são realizados debates com o objetivo de disseminar o conhecimento e as novas descobertas diagnósticas e terapêuticas, contribuindo, assim, para elevar o nível da medicina e ainda para a melhoria do atendimento aos pacientes".

Os cursos de educação continuada são ministrados por renomados especialistas e conselheiros do CRM, direcionados a todos os profissionais em atividade no Estado, sobretudo àqueles que atuam no sistema público de saúde e os que se dedicam às denominadas especialidades básicas - Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Medicina da Família e Comunidade). Outro alvo de treinamento são os médicos que atuam em atendimento de urgência e emergência. De forma paralela ao Programa, no auditório do Conselho será realizado de março a outubro deste ano o 3.º Curso de Aperfeiçoamento em Clínica Médica - Medicina de Urgência, iniciativa da SBCM/PR.


Etapa em Paranaguá

A etapa de Paranaguá foi marcada para os dias 28 e 29 de março, no auditório do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros dos Estados do Paraná e Santa Catarina. Na abertura, o presidente do CRMPR dará posse aos médicos que compõem a Representação Regional do Litoral: Hermenegildo Macário da Cruz, Hernani Cardozo, Ivo Petry Maciel Júnior, Mário Percegona e Rubens Simoni. Estarão em debate os temas: "Sintomas prevalentes no pronto-atendimento, tratamento e desfechos clínicos", "Investigação da Febre nas Crianças", "Infecções ginecológicas prevalentes", "CCIH e os desafios frente às resistências e emergências bacterianas", "Antibioticoterapia em recém-natos e lactentes", "Análise crítica de causas de mortalidade materno-infantil" e "Dilemas éticos do cotidiano médico".


Etapa em Cascavel

Durante os dias 04 e 05 de Abril, o auditório da DEREG em Cascavel será palco da etapa do Programa de Educação Médica Continuada do CRMPR. Na abertura, o presidente do CRMPR, Gerson Zafalon Martins, ministrará palestra sobre "Dilemas Éticos do Cotidiano Médico" aos novos médicos que formaram-se em sua maioria na Universidade do Oeste do Paraná - Unioeste, durante a reunião de entrega de carteiras. Estarão em debates temas como: "Relação Médico-Paciente", "Solicitação Racional dos Exames Complementares" e "A Pós-Graduação no Brasil - Situação atual, perspectivas e perplexidades".

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios