31/05/2010

Lei antifumo comemora seis meses com resultados positivos

Dos 12 mil estabelecimentos comerciais e de serviços inspecionados em Curitiba desde que a Lei Antifumo entrou em vigor, há seis meses, apenas 49 estavam em desacordo com a norma e precisaram ser autuados. Isso representa 0,41% do total e a adesão da maioria dos curitibanos às novas exigências.


Com a nova lei, os bares, restaurantes e casas noturnas ficaram sem os fumódromos - locais em que, antigamente, era permitido fumar numa área contígua ao espaço principal do local. Além da saúde dos clientes que não fumam e também dos que fumam, o objetivo da extinção dessas alas foi resguardar a saúde de garçons e funcionários da limpeza, que também precisavam circular por elas para realizar o seu trabalho.


Os terminais de ônibus e marquises passaram a ser entendidos pelos curitibanos como áreas cobertas e, por isso, proibidas para o fumo.


Para a secretária municipal da Saúde, Eliane Chomatas, o intenso trabalho de informação do público antes que a lei entrasse em vigor colaborou para esse resultado. "Assim que a lei foi sancionada, começamos a orientar as entidades representativas de cada setor que teria de passar por adequações. Na Prefeitura, para dar o exemplo, a lei começou a valer 45 dias antes. E durante todo esse tempo fizemos ampla divulgação e tivemos todo o apoio dos veículos de comunicação", diz.


Foram 96 reuniões com representantes setoriais, além de 46 ações educativas estendidas a cerca de 80 mil pessoas. A estratégia também foi apoiada com a distribuição de aproximadamente 400 mil adesivos para carros, táxis, escolas e estabelecimentos em geral, além de cartazes e folhetos.


Dia sem Tabaco tem blitz em terminais de ônibus

Uma blitz educativa das equipes de fiscalização da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba começa hoje (31) nos terminais Fazendinha, CIC, Cabral e Boqueirão. Pesquisa feita pelo Centro de Saúde Ambiental entre cerca de 900 pessoas que circulam pelos 22 terminais da cidade mostra que a falta de respeito com o outro - e não o desconhecimento da lei antifumo - é o motivo para que ainda haja quem fume nesses locais.href="http://www.parana-online.com.br/editoria/cidades/news/450488/?noticia=DIA-SEM-TABACO-TEM-BLITZ-EM-TERMINAIS-DE-ONIBUS" target="_blank">Leia mais





Fonte: href="http://www.parana-online.com.br/editoria/cidades/news/450486/?noticia=LEI-ANTIFUMO-COMEMORA-SEIS-MESES-COM-RESULTADOS-POSITIVOS" target="_blank">Paraná-Online



href="https://www.crmpr.org.br/lista_ver_noticia.php?id=3620" target="_blank">CRM recebe certificado pelo apoio antitabagismo




Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios