24/07/2019

Linhas gerais da carreira federal são apresentadas em Brasília no II Fórum Pró-SUS

Proposta apresentada em evento cria carreira de Estado do médico, com remuneração maior para quem atuar no chamado Brasil Profundo, a suceder o Mais Médicos

Uma carreira federal do médico, com uma remuneração maior para quem atuar no chamado "Brasil Profundo". Esta será uma das características do programa de contratação de médicos para atuar na atenção primária, segundo afirmou a secretária de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, Mayra Pinheiro. As linhas gerais do programa, que vai substituir o Mais Médicos, foram apresentadas na manhã de terça-feira, 23, durante o II Fórum Nacional Pró-SUS, promovido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), sob a coordenação do conselheiro federal Donizetti Giamberardino Filho, coordenador da Comissão Pró-SUS.

clique para ampliarclique para ampliarEvento foi realizado nesta terça-feira, 23, em Brasília, e contou com a participação da secretária de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, Mayra Pinheiro (Foto: CFM)
Na conferência “Carreira médica federal, programa Mais Médicos e Residências Médicas”, Mayra Pinheiro apresentou o que o Ministério da Saúde está fazendo para melhorar a atenção básica no país. Entre as medidas está uma remuneração maior para os municípios que ampliarem os horários de atendimento das Unidades Básicas de Saúde e uma forma diferenciada de aportar recursos, privilegiando as prefeituras que melhorarem os índices de saúde.

A gestora do Ministério da Saúde também falou sobe a qualidade de vida do médico residente, adiantando que defende um aumento do valor da bolsa. Disse, ainda, que o governo vai implementar em breve um sistema de georreferenciamento, que vai diagnosticar as especialidades mais necessárias em determinadas regiões. Sobre a carreira federal de médicos, Mayra adiantou que a contratação será por concurso, a ser realizado até o final do ano, que haverá progressão horizontal e vertical e que será pago um adicional aos médicos que optarem trabalhar nos municípios mais longínquos e com menos estrutura.

Abertura

Antes da conferência, na abertura do evento, o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Carlos Vital, ressaltou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) e apontou como maiores problemas o subfinanciamento e problemas de gestão. Também exortou o II Fórum Pró-SUS a apresentar propostas para melhorar o atendimento à população. “O momento exige alternativas viáveis, legais e éticas para assegurar a sobrevivência do SUS”, afirmou.
clique para ampliarclique para ampliarQuestões envolvendo médico residente também mereceram destaque no fórum. (Foto: CFM)

Também participaram da abertura do Fórum, Mayra Pinheiro; o presidente da Federação Nacional dos Médicos, Gutemberg Fialho; o presidente da Federação Médica Brasileira, Casemiro dos Reis Júnior; o diretor de Atendimento ao Associado da Associação Médica Brasileira (AMB), Márcio Fortini; o 2º secretário da Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR), Francisco Coelho e o coordenador da Comissão Nacional Pró-SUS e conselheiro federal Donizetti Dimer Giamberardino Filho, representante do Paraná e que falou da necessidade de as entidades médicas apresentarem propostas para melhorar a saúde da população brasileira. “Temos de traçar um norte, definir o que devemos fazer para a proteção da medicina e do SUS”, afirmou.

Confira as palestras apresentadas e os palestrantes/conferencistas:

“Carreira Médica Federal, Programa Mais Médicos e Residência Médica”
Conferencista: Mayra Isabel Correa Pinheiro, Secretária de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (SGTES/MS).

Mesa Redonda

“Carreira Médica Federal, Programa Mais Médicos e Residência Médica”
Presidente: Donizetti Dimer Giamberardino Filho, Conselheiro Federal do CFM e Coordenador da Comissão Nacional Pró-SUS.
• Perspectiva da Atenção Primária em Saúde - Lucas Wollmann.
• Visão da ABRASCO - Aristóteles Homero dos Santos Cardona Júnior
• Perspectiva do SAEME - Avaliação das Escolas Médicas – Sigisfredo Luís Brenelli
• Visão da CNRM (MS) - Rosana Leite de Melo (secretária executiva da CNRM)
• Visão da ANMR - Francisco de Assis Romeiro Figeroa Benício Coelho, secretário da Associação Nacional dos Médicos Residentes.

“Relações de Trabalho do Médico e seus Aspectos Jurídicos”
Conferencista: Caio Luiz de Almeida Vieira de Mello, ex-ministro do Trabalho.

Mesa Redonda

“Relações de Trabalho do Médico e seus Aspectos Jurídicos”
• Visão da CONASEMS - Maria Cristina Sette de Lima (Consultora CONASEMS).
• Visão Filantrópicas – Edson Rogatti (Presidente da CMB).
• Visão da AMB - Gabriela Giacomin Cardoso – Representante AMB.
• Visão da FENAM – Jorge Sale Darze - Diretor de Relações Institucionais e Sindicais da FENAM.
• Visão da FMB – Casemiro dos Reis Junior - Presidente da FMB.
• Visão do Núcleo Jurídico do CFM - José Alejandro Bullón - Coordenador do COJUR



Fonte: CFM

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios