04/02/2021

Londrina fará cadastro pela internet para vacinação a partir desta sexta-feira, 5

Sistema será aberto no site da prefeitura a partir das 20h para cadastramento de profissionais e trabalhadores da saúde, além de idosos; evento-teste vacinará 900 profissionais neste sábado

A Prefeitura de Londrina anunciou que irá abrir um cadastro pela internet para a aplicação das vacinas contra a Covid-19 a partir das 20h desta sexta-feira, 5. O cadastramento estará disponível no site do município para profissionais e trabalhadores da saúde que atuam em clínicas e laboratórios particulares e para os autônomos, como psicólogos, fisioterapeutas, dentistas, entre outros. Também ficará aberto para a população idosa, acima de 60 anos, que será grupo prioritário da segunda etapa de vacinação contra o coronavírus na cidade. Em relação aos idosos, terão prioridade pessoas com mais de 80 anos e acamados, neste momento.

Para fazer o cadastro, as pessoas terão que informar o CPF. Na sequência, será necessário selecionar de qual grupo prioritário o usuário faz parte e informar dados pessoais como nome, data de nascimento, telefone, endereço, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), entre outros. Segundo a prefeitura, os profissionais da saúde terão que apresentar um documento que comprove conselho de classe. Os trabalhadores também terão que informar o local de trabalho.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, informou que, inicialmente, apenas estes públicos específicos poderão se cadastrar, o que significa que o processo ainda não estará aberto às pessoas inseridas em outras faixas prioritárias, bem como para a população em geral. “Em um segundo momento, aqueles que já estiverem com seus cadastros validados poderão agendar sua imunização, conforme a Prefeitura receber e liberar novos lotes de doses das vacinas, definindo as datas e a logística das ações."

Precisam se cadastrar todos os profissionais de saúde que ainda não tiverem sido vacinados em seus locais de trabalho, e o procedimento é obrigatório também para os idosos”, enfatizou. O secretário disse ainda que cuidadores de idosos também foram inclusos no grupo. Neste caso, eles também precisarão informar o CPF do idoso. A imunização será feita na residência do paciente. Após a conclusão do cadastro, o sistema irá gerar um comprovante, que terá um código de leitura para aplicação das duas doses. O documento deve ser impresso e levado até o local de vacinação.

Evento-teste

Para facilitar a organização e dinâmica das próximas vacinações, a Prefeitura realiza, neste sábado (6), das 9h às 18h, um evento-teste para vacinar exclusivamente 900 profissionais e trabalhadores de hospitais especializados, previamente definidos pela SMS. Desde a quarta-feira (3), este público já está realizando o Cadastro Prévio, internamente, utilizando o mesmo sistema que depois será disponibilizado no portal da Prefeitura. A atividade irá ocorrer no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Valéria Veronesi (Supercreche), na rua Benjamin Constant, 800.


A respeito do evento-teste, Machado enfatizou que será uma base de avaliação para definição da logística a ser adotada nas próximas vacinações. “Analisaremos todos os passos, desde a chegada das pessoas, as filas, tempo de leitura do QR Code e liberação dos imunizados, atuação das equipes, entre outros fatores. Em uma data normal para vacinação desse porte, temos capacidade para vacinar 10 mil pessoas. Esse evento piloto terá 900 pessoas para identificarmos e fazermos um recorte sobre como irá transcorrer todo o processo”, declarou o secretário.

Agendamento

Felippe Machado afirmou que as escolas municipais serão abertas para dar apoio no agendamento e cadastro de pessoas que não tenham acesso à internet ou não saibam utilizar a tecnologia. Depois que o cadastro for validado, o mesmo ficará pendente de agendamento. Segundo a prefeitura, quando houver liberação da data, a pessoa que fez o cadastro receberá uma mensagem de texto informando que o agendamento está disponível.

O agendamento deve ser feito pelo próprio usuário, que receberá um link da prefeitura. Uma nova mensagem de texto será enviada relembrando o horário e endereço para aplicação da dose um dia antes da vacinação. A prefeitura ainda avalia como será a operação de agendamento no caso de pessoas que não possuem internet ou celular.

Com informações da Prefeitura de Londrina e G1 PR.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios