10/10/2011

Londrina perde neurocirurgião pioneiro na cidade

O médico neurocirurgião Lamartine Correa de Moraes Júnior, 69 anos, morreu na madrugada do dia 8 de outubro, vítima de complicações sofridas por um acidente vascular cerebral (AVC). Ele estava internado na Santa Casa de Londrina desde o dia 29 de setembro.


Natural de Jaú, interior de São Paulo, Lamartine veio para Londrina para lecionar Neurocirurgia em uma das primeiras turmas de Medicina da Universidade Estadual de Londrina (UEL).


Integrante do corpo clínico da Santa Casa de Londrina desde a década de 1970 atuou intensamente no hospital até 2005, quando teve um acidente vascular cerebral que o impossibilitou de continuar clinicando e operando.


Foi ele quem trouxe para Londrina o primeiro equipamento de tomografia computadorizada instalado no ITAC. Também foi ele quem fundou a Neuroclínica, uma das clínicas mais conhecidas na cidade dentro da Neurologia.


Na Santa Casa de Londrina, uma das maiores heranças deixadas por ele foi a Residência Médica em Neurocirurgia pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. Foi quem criou essa residência que acabou estimulando outras especialidades a seguirem o mesmo caminho.


Apesar das limitações físicas depois do AVC, Lamartine continuou atuante e colaborando para o desenvolvimento da Neurocirurgia. Ele escreveu e lançou dois livros sobre a Neurocirurgia e preparava o terceiro.


O neurocirurgião Lamartine também era atuante fora da Medicina. Foi presidente de Rotary e também do Iate Clube de Londrina.



Fonte: href=" http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-3--432-20111008-201110091-1-401185" target="_blank">Portal Bonde

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios