08/02/2021

Londrina vacinou 668 profissionais de saúde em evento-teste realizado no sábado, dia 6

Secretaria de Saúde faz uma avaliação positiva da ação, que demonstrou agilidade e segurança no processo implantado pela Prefeitura. Tinham sido 728 os agendamentos. Planejamento da próxima etapa ocorreu nesta segunda

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulgou o balanço do Evento-Teste de vacinação contra Covid-19, que ocorreu no último sábado (6), na Superpreche, onde foram imunizados profissionais de saúde de hospitais especializados, previamente cadastrados. Dos 770 cadastros validados para o evento, 728 agendaram a vacina e 668 profissionais de saúde efetivamente compareceram e receberam a primeira dose do imunizante. Não foram especificadas as áreas de atuação desses profissionais.

A iniciativa, que ocorreu das 9 às 18 horas, contou com a participação direta de 30 profissionais da SMS, sendo cinco enfermeiros, 10 auxiliares de enfermagem, 10 agentes comunitários de Saúde (ACS) e mais cinco no apoio técnico.

Este foi o primeiro evento realizado com esta finalidade e permitiu avaliar a logística da vacinação, para ações futuras, além do funcionamento do sistema por QR Code, utilizado como um mecanismo para confirmar e validar o cadastro dos usuários.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, fez um balanço muito positivo da ação. Segundo ele, a iniciativa cumpriu com o seu objetivo, de fazer, por parte da equipe técnica, uma avaliação, desde o cadastramento dos usuários, no site da Prefeitura, passando pela etapa de validação, liberação para impressão do Qr Code e agendamento, que são as etapas prévias da vacinação.

De acordo com o secretário, a equipe da saúde também fez a avaliação do dia da ação de vacinação, desde a chegada do usuário no local de imunização, conferindo todos os documentos exigidos aos profissionais de saúde, até o momento em que eles se dirigiram até uma das mesas de liberação de vacinação, onde foi feita a leitura do QR Code e a imunização, propriamente dita, pelos profissionais de saúde do Município.

“Todas essas etapas do processo, que haviam sido desenhadas por nós, foram observadas na prática. E para nossa grata satisfação foi um sucesso, não tivemos nenhuma intercorrência, nenhum registro de falha na leitura do Qr Code, nem registro de aglomeração. O processo implantado pela Prefeitura de Londrina demonstrou agilidade e segurança. Para se ter uma ideia, às 18 horas do sábado já tínhamos os dados consolidados da ação, ou seja, quantas pessoas haviam sido cadastradas, agendadas e vacinadas”, afirmou. Machado completou que, na manhã desta segunda-feira (8), ele e sua equipe participaram de uma reunião técnica de finalização e planejamento das próximas etapas da vacinação.

Após o encerramento do Evento-Teste, também no sábado (6), a partir das 20 horas, a Secretaria de Saúde deu início ao Cadastro Prévio de vacinação contra Covid-19, voltado aos profissionais e trabalhadores da saúde, que atuam em clínicas e laboratórios particulares, e os autônomos, como psicólogos, fisioterapeutas, dentistas, que ainda não se imunizaram, além de idosos com 60 anos ou mais.

O formulário prossegue disponível no site da Prefeitura de Londrina, por meio do link https://www2.londrina.pr.gov.br/sistemas/cadastrovacinacovid. Em um segundo momento, a Secretaria Municipal de Saúde irá abrir oportunidade de agendamento da vacinação para aqueles que estiverem com seus cadastros validados, conforme a Prefeitura receber e liberar novos lotes de doses das vacinas, definindo as datas e a logística das ações.

A SMS esclarece que, para os idosos, o agendamento será feito por faixa etária e não por ordem de cadastro. Já para os profissionais e trabalhadores de saúde, o Município seguirá os critérios estabelecidos pelo Plano Nacional de Imunização.

Aqueles que já fizeram o seu cadastro e por ventura registram algum dado errado, devem mandar um e-mail para cadastro.covid19@saude.londrina.pr.gov.br, informando o nome completo e CPF do usuário, e solicitando a alteração.

Fonte: Prefeitura Municipal de Londrina.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios