08/05/2012

Luto pelo falecimento do médico Metry Bacila

Imagem da href="http://www.pucpr.br/memoria/honoriscausa.php" target="_blank">galeria dos Doutores Honoris Causa pela PUCPR



É com profundo pesar que o CRM-PR informa o falecimento do médico Metry Bacila. Reconhecido como um dos nomes mais importantes da Ciência no Brasil, o professor Bacila foi um dos responsáveis pela implantação da estação Comandante Ferraz, base brasileira no continente antártico. Na década de 80, quando da constituição da base, ficou três meses auxiliando as equipes na configuração do projeto pioneiro. Ficou desolado no dia que viu a base incendiada.

Entre seus feitos, foi autor de diversos livros e estudos científicos, pelos quais recebeu diversas honrarias; também foi responsável pela implantação do centro de Biologia Marinha da UFPR, em Pontal do Sul; fundador do curso de Medicina na PUC, instituição da qual recebeu título de Doutor Honoris Causa em 24 de novembro de 2009; e professor nas duas instituições de ensino, que mesmo aposentado, não deixou de servir. Do CRM-PR recebeu o Diploma de Mérito Ético-Profissional e a estatueta pelo Jubileu de Ouro em 1997.

Tinha uma personalidade ímpar, conforme a filha Silva. Não era uma palavra que não fazia parte do seu vocabulário. Estava sempre pronto a ajudar. Humilde, nunca se vangloriou nos seus feitos. "Era um homem desprovido de vaidades", lembra-se Silvia, ao contar que pouco o pai falava sobre sua vida acadêmica. Considerava a sua dedicação à pesquisa como uma missão em prol da humanidade.

Muito católico, foi ele o responsável em ensinar os filhos a rezarem. Nos últimos anos, devido a dificuldades de locomoção, recebia a hóstia em casa e rezava por todos, em especial pelos dois filhos falecidos. Como avô era muito participativo na vida dos netos. Assim como fez com os três filhos, ensinou-os a jogar xadrez, esporte pelo qual foi campeão diversas vezes. E, ainda, costumava ajudar nas coleções de álbum de figurinhas.

Durante 60 anos, conviveu com Célia como se fossem eternos namorados. "Era um gentleman", finaliza Silvia. Deixa viúva Célia, uma filha e três netos. Faleceu dia 3 de maio, aos 89 anos, de parada cardíaca.




Fonte: Gazeta do Povo com informações do CRM-PR

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios