A Secretaria da Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC) estabeleceu portarias sobre os processos de supervisão
de cursos de Medicina que apresentaram resultados insatisfatórios, publicadas no
href="http://www.in.gov.br/imprensa/visualiza/index.jsp?data=15/06/2010&jornal=1&pagina=10&totalArquivos=68" target="_blank">Diário
Oficial, de 15/06/10 (Seção1, págs.10 e 11). As avaliações foram realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
As portarias estão fundamentadas nas limitações ainda existentes no que se refere à infraestrutura dos cursos, grade curricular,
carga horária, atividades de prática médica e rede hospitalar para atendimento da comunidade local pelos acadêmicos das escolas
médicas.
Íntegra das portarias
(Diário Oficial de 15/06/2010, Seção 1, págs. 10 e 11)
Reunião realizada em 24 de maio de 2010, junto à Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC),
reavaliou os processos de supervisão de cursos de Medicina que apresentaram resultados insatisfatórios em avaliações realizadas
pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
A Comissão de Especialistas em Ensino Médico (CEEM) recomendou o encerramento da oferta de cursos do Centro Universitário
Newton Lins (Manaus) e da Universidade Santo Amaro (São Paulo). A recomendação está fundamentada nas limitações ainda existentes
no que se refere à infraestrutura dos cursos, grade curricular, carga horária, atividades de prática médica e rede hospitalar
para atendimento da comunidade local pelos acadêmicos das referidas instituições.
Também foi solicitada a redução no número de vagas para sessenta nos cursos de medicina da Universidade de Uberaba (Minas
Gerais), Universidade Luterana do Brasil (ULBRA - Rio Grande do Sul), da Universidade Metropolitana de Santos (São Paulo)
e do Centro de Ensino Superior de Valença (Rio de Janeiro), além de fiscalização rigorosa do curso em andamento oferecido
pela instituição.
Fonte: MEC, com informações Cremepe