22/04/2020

MEC revoga bonificação em residência médica em portaria sobre antecipação de formatura

Conselhos de Medicina tinham se manifestados contrários à concessão de 10% a graduados de forma antecipada devido à pandemia por entender falta de isonomia

O Ministério da Educação (MEC) decidiu revogar a bonificação de 10% na nota final do processo de seleção pública para o ingresso nos programas de residência médica que seria oferecida a graduados de forma antecipada durante a pandemia de COVID-19. A mudança, que atende a um pleito do Conselho Federal de Medicina (CFM), consta na Portaria ministerial nº 383/2020, que substitui a de nº 374/2020 e regulamenta a Medida Provisória nº 934/2020.

A autarquia insiste em sua posição contrária à portaria que permite a antecipação da formatura de estudantes de Medicina. De acordo com o CFM, que continua articulando a suspensão da iniciativa, antecipar a formatura desses alunos não trará benefícios evidentes para o atendimento.

Segundo a portaria, publicada no Diário Oficial da União de 13 de abril, os profissionais, que inicialmente trabalhariam exclusivamente no combate ao novo coronavírus, agora poderão ainda atuar em outras frentes da assistência à saúde.

A medida tem caráter excepcional e valerá enquanto durar a situação de emergência na saúde pública. O texto, que também revoga portaria anterior (374/2020), abrange todo o sistema federal de ensino, englobando, as instituições de ensino mantidas pela União e as instituições privadas de educação superior.

Brasil Conta Comigo

Outra bonificação que está sendo analisada pelo CFM é a instituída pela ação “O Brasil Conta Comigo”, coordenada pelos Ministérios da Educação e Saúde. A proposta, lançada no início de abril, oferece a possibilidade para que alunos dos 5° e 6° ano dos cursos de Medicina atuem, sob supervisão, em unidades de saúde durante o enfrentamento do novo coronavírus.

De acordo com a Portaria nº 492/2020, que instituiu a Ação, os estudantes de Medicina e os supervisores que participarem da iniciativa também terão direito a bonificações de 10% no ingresso em programa de residência, além do recebimento de bolsa estágio.

Segundo o CFM, essa bonificação desencadeia um processo injusto e desequilibrado para preenchimento das futuras vagas dos programas de residência médica. Por isso, o tema está sendo tratado como prioridade em todas as oportunidades de interlocução com o ministério da Saúde na perspectiva de sua retirada do texto da Portaria nº 492/2020.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios