02/11/2007

MP pede que Anvisa recolha lotes de leite no Paraná

O Ministério Público do Paraná, por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Defesa do Consumidor, instaurou na última terça-feira (30) um procedimento investigatório para averiguar a qualidade do leite produzido e distribuído no estado. O MP pede que a Vigilância Sanitária de Curitiba faça uma vistoria para verificar se há nos estabelecimentos da capital os lotes de leite já interditados pela Anvisa nacionalmente e, se existirem, para que faça a apreensão e recolhimento.


Os números e marcas dos lotes estão disponíveis no site da Anvisa.


De acordo com o MP, já foram encaminhados ofícios aos promotores de defesa do consumidor do estado, orientando-os a requisitar os mesmos procedimentos das Vigilâncias Sanitárias dos respectivos municípios. O procedimento já estaria aberto em Londrina, que requisitou da Vigilância Sanitária municipal que verifique a existência desses lotes nos supermercados do município.



Pesquisa


Há outro caso, além do leite fraudado nacionalmente, revelado sobre a qualidade do leite no Paraná. A Universidade Estadual de Londrina (UEL), na região Norte, divulgou uma pesquisa que aponta a contaminação do produto por agrotóxicos.


O estudo mostra que quase metade das amostras de leite cru coletadas em 63 propriedades rurais de Londrina tem resíduos de carbamato - princípio ativo de pesticidas e vermífugos animais - e quase 15% tem resíduos de organofosforados - que compõem inseticidas e agrotóxicos aplicados contra pragas em lavouras.


Fonte: jornal Gazeta do Povo

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios