28/05/2010

Mais de 5,5 milhões de brasileiros tem dores de cabeça todos os dias

Assunto terá tema de palestra que abordará, especialmente, a relação entre a dor de cabeça e a fibromialgia



Dados apontam que mais de 5,5 milhões de brasileiros têm dor de cabeça todos os dias. Existem situações em que a dor de cabeça é sintoma de graves doenças, o que dificulta o tratamento. É o caso quando associada à fibromialgia - doença desconhecida, de difícil diagnóstico e controle, caracterizada por provocar fortes dores por todo o corpo. A dor de cabeça é um desses sintomas, reduzindo em mais de 50% a qualidade de vida do portador de fibromialgia.

Por essa razão, a associação entre dor de cabeça e fibromialgia será tema de palestra no dia 29 de maio, a partir das 9h, no Conselho Regional de Medicina (Rua Victório Viezzer, 84 - Vista Alegre). A atividade encerrará o ciclo de ações desenvolvidas durante a Campanha Nacional de Conscientização da Fibromialgia, uma iniciativa do Grupo de Apoio aos Familiares de Fibromialgia (FibroCuritiba).

O reumatologista responsável pelo Ambulatório de Fibromialgia do Hospital de Clínicas da UFPR, Eduardo Paiva, é um dos coordenadores da campanha e explica que a dor de cabeça se apresenta em forma de enxaqueca ou dor tensional e tem, como agravante, o fato de ser sub-diagnosticada e sub-tratada.

"Quando chega a dor propriamente dita, geralmente dura de 4 a 72 horas, é de forte intensidade, latejante, que interfere nas atividades diárias e geralmente de um lado só da cabeça", explica. Uma das características mais importantes é a presença de náuseas ou vômitos. Isto justifica, de acordo com o médico, a crença popular que atribui dores de cabeça a problemas de estômago ou "do fígado". Na verdade, o enjôo é parte da enxaqueca.

O reumatologista destaca que, apesar de existirem mais de cem tipos de cefaléias, a maioria destes casos pode ser diagnosticada através da entrevista clínica e do exame físico. As medicações preventivas incluem diversas classes de remédios, como antidepressivos, anticonvulsivantes e medicações usadas para o tratamento da pressão alta. O médico julgará qual é a medicação preventiva mais adequada para cada paciente.


Dados sobre a fibromialgia

Mais de 4 milhões de brasileiros, especialmente mulheres, são vítimas de dores insuportáveis, "queimações" e "pontadas" de difícil diagnóstico provocadas pela fibromialgia.

Alguns dos sintomas da fibromialgia são: dor, fadiga, indisposição e distúrbios do sono. "Porém, essas manifestações variam de acordo com o horário do dia, intensidade dos esforços realizados, condições climáticas, aspectos emocionais e ligados ao padrão do sono", explica Eduardo Paiva.

O especialista é o fundador, juntamente com a fisioterapeuta Vivian Pasqualin, do FibroCuritiba, grupo criado para dar suporte às pessoas sem conhecimento sobre o diagnóstico e o tratamento da doença. A instituição tem por objetivo atuar no esclarecimento a fim de impedir o preconceito e o estigma.


Tratamentos

O tratamento da fibromialgia divide-se em três etapas: realização de exercícios físicos, tratamento do sono e da dor. A atividade física regular é o único meio capaz de restaurar a pessoa para uma vida normal. Por isso, todos os outros passos devem ter somente um objetivo: deixar a pessoa mais disposta para fazer atividade física.

O tratamento do sono tem por objetivo melhorar a sua qualidade, não a sua quantidade. O paciente terá que acordar mais descansado em relação ao momento em que foi dormir. Isso, no entanto, não acontece com o portador de fibromialgia. "Tratar a dor é igualmente importante, pois a redução dos sintomas da doença permitirá ao paciente suportar maior carga de exercícios físicos", finaliza.


SERVIÇO:

Dia: sábado, 29 de maio

Local: Conselho Regional de Medicina - Rua Victório Viezzer, 84 (Vista Alegre)

Horário: a partir das 9h

Mais informações, fone (41) 3333-6488.




Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios