12/11/2021

Mais de 86% dos municípios do Paraná não registraram mortes por Covid em novembro

Considerando os 10 primeiros dias do mês, nada menos do que 344 municípios do Paraná não registraram óbitos. Avanço da vacinação demonstra reflexo na baixa mortalidade

Um novo levantamento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizado na quinta-feira (11) mostrou que 344 municípios do Paraná não registraram óbitos em decorrência da Covid-19 em novembro. Os dados consideram os 10 primeiros dias do mês e representam mais de 86,2% do Estado.

“Nossa missão nesta pandemia sempre foi salvar vidas e cada vez mais com o avanço da vacinação, temos conseguido frear a disseminação do vírus e a evolução da doença no Paraná. A baixa na taxa de mortalidade sem dúvidas é reflexo da efetividade e segurança das vacinas”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Ainda segundo a Sesa, 168 cidades paranaenses não registram mortes pela Covid-19 há pelo menos dois meses e 92 municípios estão há 30 dias sem notificações de óbitos. Boa Esperança do Iguaçu é a única cidade que não registrou mortes pela doença desde o início da pandemia.

O secretário também fez um apelo para a população. “Os números comprovam que vacinas salvam vidas. Então quem ainda não se vacinou, ou atrasou a segunda dose ou dose reforço, procure uma Unidade de Saúde mais próxima, se informe com o município e realize a imunização. Só iremos vencer essa doença com a população vacinada e protegida”.

VACINAÇÃO – Segundo os dados do Vacinômetro Nacional, o Paraná já aplicou mais de 16,5 milhões de vacinas contra a Covid-19, sendo 8.733.296 primeiras doses (D1), 7.127.911 segundas aplicações (D2) ou doses únicas (DU), 46.701 doses adicionais (DA) e 600.858 doses reforço (DR).

Atualmente, o Estado possui 81,7% da população adulta (estimada em 8.720.953 pessoas) completamente imunizadas com a D2 ou DU. Quando considerado a população em geral (11.597.484 pessoas), o Paraná é o 4º estado no ranking do consórcio de imprensa com duas doses ou dose única e o 2º com a primeira dose.

Beto Preto falou sobre a campanha no Estado. “Os municípios tem vacinado de domingo a domingo desde janeiro e graças a esse esforço, hoje o Paraná está entre os estados mais avançados na imunização e atingindo quase 82% da população adulta com as duas doses”, afirmou.

ADOLESCENTES

A vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos também tem avançado no Estado. Desde que as primeiras doses para este público chegaram ao Paraná, no dia 24 de setembro, 596.927 vacinas foram aplicadas.

De acordo com o Vacinômetro, 589.636 são D1, o que representa quase 63% dos adolescentes com pelo menos uma dose – seis pontos percentuais a mais do que o registro desta segunda-feira (8). A estimativa do Ministério da Saúde é que o Estado tenha 936.296 pessoas nesta faixa etária.

“Nosso trabalho continua, mesmo com grande parte da população imunizada, continuamos solicitando mais doses e avançando na vacinação dos adolescentes, além das segundas doses e doses reforço”, acrescentou o secretário.

Confira a lista de municípios clicando aqui.

Fonte: SESA/PR

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios