04/02/2021

Maringá inicia nesta sexta (5) vacinação de profissionais de saúde com mais de 70 anos

Será na Secretaria Municipal de Saúde, das 8 às 17h. Subgrupo 9 inclui desde médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos e odontólogos e até demais profissionais de serviços ambulatoriais e cuidadores

A campanha de vacinação contra a Covid-19 começou dia 19 de janeiro em Maringá. A estratégia de imunização segue as diretrizes do Ministério da Saúde e do Plano Estadual/Municipal de Vacinação contra a Covid-19. Nesta 1ª fase estão sendo contemplados os idosos e profissionais das instituições de Longa Permanência para Idosos e os Trabalhadores da Saúde.A partir desta sexta, 5, a vacina será aplicada nos trabalhadores da saúde com idade superior a 70 anos que atuam em atividades extra-hospitalares, de acordo com o critério de faixa etária e disponibilidade de vacina pelo Governo Federal/ Secretaria de Estado da Saúde do PR.

clique para ampliarclique para ampliarChamada em Maringá. (Foto: CRM-PR)

A aplicação das doses será na Sala de Vacina da Secretaria de Saúde, das 8h às 17h.

O subgrupo 9 contempla: demais trabalhadores dos serviços ambulatoriais e hospitalares, trabalhadores atuantes em farmácias, em sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados (Covid-19), cuidadores domiciliares, doulas, e trabalhadores atuantes em áreas administrativas, inclusive da gerência e gestão da saúde.

Os profissionais que receberão a vacina precisam levar documento pessoal com foto, carteira do Conselho de Classe (CRM, CRO, COREN, CREFITO, CRF, entre outros). Os profissionais desse subgrupo que não têm registro em conselhos de classe, precisam levar carteira de trabalho ou contrato com o registro de emprego.

O novo secretário de Saúde de Maringá, Marcelo Puzzi, encaminhou ofício nesta quinta (4) à Representação Regional do CRM-PR indicando o início da imunização, em resposta a questionamento feito anteriormente.

clique para ampliarclique para ampliarNova etapa de vacinação em Maringá. (Foto: Prefeitura Municipal)

Confira um resumo da vacinação em Maringá atualizado nesta quinta, 3:

Balanço da semana

Até quarta, 3, a Secretaria de Saúde vacinou 9.836 pessoas com a primeira dose do imunizante contra o coronavírus. Nesta primeira fase, são contemplados os trabalhadores da saúde, idosos internados em asilos e profissionais que trabalham nestes espaços. Confira no Plano de Imunização todas as fases da campanha.

Nesta quinta, 4, a Secretaria de Saúde continuou a imunização nos trabalhadores de saúde dos serviços de urgência e emergência não relacionados ao coronavírus e trabalhadores que atuam na Vigilância em Saúde que desenvolvem atividades de campo relacionados ao coronavírus, o que corresponde aos subgrupos 7 e 8.

Quem recebeu a 1ª dose

Em Maringá, já foram vacinados os profissionais que aplicam a vacina contra o coronavírus, trabalhadores e idosos de instituições de longa permanência trabalhadores de hospitais e serviços de urgência e emergência (UPA, Samu, Siate), clínicas de diálise e serviços de oncologia, trabalhadores de centro de atendimento à Covid-19, trabalhadores da Atenção Primária à Saúde (APS), de Centros de Atenção Psicossocial (Caps), trabalhadores de coleta laboratorial e que fazem testes/exames para a Covid-19, trabalhadores dos demais serviços de Urgência e Emergência, que não são referência para coronavírus e de hemocentros, trabalhadores que atuam na vigilância em saúde que desenvolvem atividades relacionadas ao coronavírus.

Quando os idosos serão vacinados?

Os idosos serão vacinados na 2ª Fase da Campanha conforme estabelece o Plano Estadual/ Municipal e que depende da disponibilidade de doses que é feita pelo Governo Federal. A Secretaria Municipal de Saúde destaca que a comunidade ainda não deve buscar a vacinação em Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Doses recebidas

Das doses já disponibilizadas ao município, 6.052 são do primeiro lote da Coronavac, já utilizadas para imunização dos profissionais de saúde da linha de frente, 4.000 da vacina AstraZeneca e 1.100 doses do segundo lote da Coronavac.

Vacinômetro

O Vacinômetro lançado pela Prefeitura de Maringá seguirá com atualização sempre que houver vacinação na cidade. A arte é publicada às 20h, nos perfis oficiais da prefeitura na internet. Acompanhe a Prefeitura de Maringá no Facebook, Instagram e Twitter.

CONFIRA PLANO DE VACINAÇÃO DE MARINGÁ.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde/Prefeitura de Maringá

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios