16/10/2020

Medalha de Lucas conferida a pediatra curitibana com destacada atuação na OMS

Reconhecimento ao trabalho social e humanitário alcança a Dra. Mariângela Galvão, que há 40 anos se dedica à saúde pública e hoje cumpre importante papel no enfrentamento da pandemia

A pediatra Mariângela Batista Galvão Simão, nascida em Curitiba e que há 40 anos se dedica à saúde pública, alinha-se aos ganhadores da Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico, honraria criada em 1996 pelo Conselho de Medicina do Paraná para homenagear profissionais de reconhecido trabalho social e humanitário. Transforma-se, assim, na 17ª personalidade a receber a prestigiosa comenda.

A Dra. Mariângela (CRM-PR 7.221) é, hoje, a brasileira mais graduada e experiente na Organização Mundial da Saúde, atuando no combate à pandemia. Dentre as suas atuais atribuições está a coordenação da formulação de mecanismos globais para assegurar alocação justa e acesso equitativo a vacinas e terapias que sejam comprovadamente eficazes e seguras contra o novo coronavírus.

ACOMPANHE A SOLENIDADE DO DIA DO MÉDICO.

A comissão avaliadora recebeu duas dezenas de nomes de personalidades que se encaixavam no perfil, com a escolha recaindo à Dra. Mariângela, uma das mentores do programa Mãe Curitibana, de grande relevância para melhoria dos indicadores de prevenção da mortalidade materno-infantil na capital paranaense. Devido à pandemia, que impossibilitou a vinda da pediatra ao Brasil, a medalha foi enviada para o seu endereço na Suíça, onde reside há alguns anos.

clique para ampliarclique para ampliarComenda do CRM-PR tinha sido entregue até hoje a outras 16 personalidades. (Foto: Reprodução)

Imagens da entrega da comenda pela Dra. Soumya Swaminathan, cientista-chefe da Organização Mundial da Saúde, serão exibidas durante a solenidade virtual do Dia do Médico no domingo (18/10). Na ocasião, a Dra. Mariângela Galvão Simão fará pronunciamento sobre a titulação e o atual cenário de saúde no mundo sob os efeitos da pandemia da Covid-19. A médica, que se formou pela UFPR em 1980, tem especialização em Pediatria e em Saúde Pública, além de mestrado em Ciências da Saúde Materno-Infantil pela Universidade de Londres.

A Dra. Mariângela trabalhou nas Secretarias de Saúde de Curitiba e do Paraná e foi diretora por mais de cinco anos do Departamento de DST/AIDS/Hepatites Virais do Ministério da Saúde, onde se destacou pela atuação na garantia do acesso a medicamentos e na defesa de direitos das populações mais vulneráveis ao HIV. Integrou o corpo diretivo do Programa das Nações Unidas para o HIV e AIDS (UNAIDS) em Genebra, Suíça, onde também foi diretora do departamento de Prevenção, Direitos Humanos e Gênero até 2017, quando assumiu o cargo de diretora-geral assistente para Acesso a Medicamentos, Vacinas e Produtos Farmacêuticos na Organização Mundial da Saúde.

A Medalha de Lucas é uma das principais honrarias conferidas pelo CRM-PR a médicos paranaenses. Tem inspiração no Apóstolo Lucas, o padroeiro dos médicos. Confira aqui os ganhadores. Confira entrevista concedida pela médica Mariângela Galvão em março deste ano, quando a pandemia começava a ganhar contornos graves.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios