01/07/2020

Medicina brasileira enlutada com a morte do Professor Miguel Yoneda

Ex-docente da Universidade Estadual de Londrina, ele é o primeiro médico vítima de coronavírus no Mato Grosso do Sul; tinha registros no PR, RJ, MG e MS e estava atuando em Ponta Porã e Dourados

Faleceu na madrugada desta quarta-feira (01/07) o médico e professor Miguel Yoneda, o Dr. Miguelito, como gostava de ser chamado. Ele estava internado há vários dias no Hospital Universitário de Dourados, a 233 km de Campo Grande (MS). Tinha 74 anos de idade e seria o primeiro médico a perder a vida no Mato Grosso do Sul vítima da Covid-19. Apesar de a Secretaria Estadual de Saúde não ter confirmado a causa da morte, amigos indicaram que ele era um dos seis médicos que estavam hospitalizados em Dourados após serem infectados. A cidade é o epicentro da doença naquele estado, contabilizando até 30 de junho 1.536 casos positivo e 25 mortes.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Miguelito, em aula na UEL. (Foto: Arquivo)

Morador em Ponta Porã, o médico atendia nessa cidade fronteiriça com o Paraguai e também no Hospital da Vida, em Dourados, onde outros profissionais foram infectados. O médico tinha quase 50 anos de atividade médica e registro nos Conselho de Medicina do Paraná (CRM-PR 3.545), Rio de Janeiro (146.650), onde se formou, Minas Gerais (6.807) e Mato Grosso do Sul (9.256), onde estava desde janeiro de 2017, após deixar Londrina, no Paraná, onde foi docente da UEL e plantonista do Hospital Universitário. Os CFM e os Conselhos de Medicina dos estados onde ele atuou manifestaram pesar pelo falecimento, assim como o Colegiado de Medicina da Universidade Estadual de Londrina (ver nota abaixo).

A Diretoria do CRM-PR lamentou mais uma perda na Medicina e solidarizou-se com os familiares e amigos do médico, que era especialista em cirurgia geral e medicina do trabalho e atuou no Paraná de setembro de 1973 até 2017, onde deixou legião de amigos, admiradores e também discípulos na atividade.

Nas redes sociais, pessoas que conheciam o profissional lamentaram a morte de Miguel Yoneda. “Acordei com a notícia que eu temia receber. Perdemos o doutor Miguel Yoneda. Quem o conheceu sabe exatamente o que sinto nesse momento. Médico que amava o que fazia, amava o pronto-socorro”, escreveu Alessandra Costa. “Descanse em paz, grande perda para nós, excelente médico, digno de respeito, mais um guerreiro vencido pela covid-19”, afirmou Caroll Marcela.

Nota de pesar de Londrina

O Colegiado de Medicina da Universidade Estadual de Londrina lamenta profundamente o falecimento do nosso ex-professor, Dr. Miguel Yoneda, que aconteceu na madrugada de hoje (/7) em Dourados (MS).

O Dr. Miguel foi docente e plantonista do Pronto-Socorro Cirúrgico do HU/UEL durante muitos anos e foi modelo de profissional e docente para várias turmas de Medicina e de Fisioterapia desta escola. Não era nada incomum encontrá-lo dando aula aos internos e residentes do PSC em plena madrugada, cobrindo todas as superfícies possíveis com suas explicações e esboços de cirurgias às 3h da manhã. Tanta dedicação e amor à profissão lhe rendeu inúmeras homenagens durante a carreira, inclusive tendo sido o nome da 47a Turma de Medicina da UEL, formada em 1999.

O Dr. Miguel era aposentado da UEL e residia em Ponta Porã/MS. Estava internado no Hospital Universitário de Dourados há mais de 20 dias por COVID-19, e foi o primeiro médico a falecer dessa doença no Estado do Mato Grosso do Sul.

Os docentes e alunos da Medicina da UEL expressam seu mais profundo pesar e solidariedade aos familiares do Dr. Miguel Yoneda neste momento difícil. Com certeza, ele será lembrado com saudades por todos que o conheceram.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios