01/03/2011

Medicina e Literatura perdem Moacyr Scliar

O médico e escritor foi enterrado nesta segunda-feira (28) no cemitério do Centro Israelita, em Porto Alegre. Moacyr Scliar tinha 73 anos.



A classe médica paranaense registra com profundo pesar o falecimento do médico e escritor Moacyr Scliar, ocorrido no último domingo (27). De acordo com o Hospital das Clínicas de Porto Alegre, onde estava internado, Moacyr Scliar teve falência múltipla dos órgãos.


Natural de Porto Alegre, Moacyr Scilar formou-se em Medicina em 1962 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Apaixonado por literatura, atuou como escritor e colunista, tendo publicado mais de 70 livros entre diversos gêneros literários, incluindo romances, crônicas, contos, literatura infantil e ensaios.


O primeiro livro intitulado "Histórias de Médico em Formação" foi publicado no ano em que concluiu a graduação. Tratava-se de uma coletânea de contos baseados em sua experiência como estudante de Medicina.


Scliar ganhou diversos prêmios Jabuti. Em 2009, o romance "Manual da Paixão Solitária" foi eleito livro do ano. Ele também emplacou dois na categoria romance, "Sonhos Tropicais" (1993) e "A Mulher que Escreveu a Bíblia" (2000), e um na categoria contos, "O Olho Enigmático" (1988). Em 1980, ele venceu o prêmio de literatura da APCA por "O Centauro no Jardim".


Seus livros frequentemente abordam a imigração judaica no Brasil, mas também tratam de temas como o socialismo, a medicina e a vida da classe média. A obra de Scliar já foi traduzida para doze idiomas. Dois deles, "Um Sonho no Caroço do Abacate" e "Sonhos Tropicais", ganharam adaptação para o cinema.



Fonte: CRM-PR, com informações dos Jornais Zero Hora e Folha de São Paulo

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios