18/05/2010

Medicina enlutada pelo falecimento do Prof. Dr. Antonio Spina França Netto

O médico paulista era professor emérito de Neurologia pela USP e fundador da Academia Brasileira de Neurologia




Paulista de Jaú, o médico Antonio Spina França Netto (CRM-SP 1656) faleceu ontem (17). Nascido em 1927, formou-se na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), onde trabalhava desde 1954. Atualmente era professor emérito de Neurologia e Diretor do Centro de Investigações em Neurologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.


Além das atividades na universidade, o acadêmico dividia seu tempo entre a presidência da Associação de Arquivos de Neuropsiquiatria Dr. Oswaldo Lange e a editoria do periódico Arquivos de Psiquiatria. Publicou 270 artigos científicos, abordando os domínios das ciências neurológicas.


Membro das Academias Paulista de Medicina e Brasileira de Neurologia (ABN), das quais foi presidente na década de 70, Antonio Spina ocupou o cargo de vice-presidente da World Federation of Neurology de 1982 a 85 e desde 1967 fazia parte do Comitê de Pesquisa da mesma federação.


Sua trajetória no exercício da medicina foi homenageada também pela Sociedade Venezuelana de Neurologia e pelo Departamento de Líquido Cefalorraquidiano da ABN. Em 1990, recebeu a medalha Carlos Chagas, da Fundação Carlos Chagas e, em 1998, o Troféu Coruja de Ouro, concedida pela ABN a profissionais que tenham contribuído para o desenvolvimento e engrandecimento da neurologia brasileira.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios