20/01/2024

Medicina paranaense enlutada com a morte do Professor Zacarias Alves de Souza Filho

Tinha 88 anos de idade e 65 de graduação em Medicina pela UFPR, da qual era professor emérito. Presidente do CRM-PR, Romualdo Gama, lamentou o falecimento do colega cirurgião, que foi conselheiro por 35 anos

clique para ampliarclique para ampliarProf. Zacarias Alves de Souza Filho. (Foto: Arquivo)

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do cirurgião geral e do aparelho digestivo Zacarias Alves de Souza Filho (CRM-PR 1.019), professor emérito da Universidade Federal do Paraná e membro titular emérito da Academia Paranaense de Medicina. Foi conselheiro do CRM-PR por 35 anos, ocupando diversas funções diretoras, incluindo a vice-presidência e a corregedoria. Tinha 88 anos de idade e 65 de graduação em Medicina pela UFPR. Faleceu na manhã deste sábado (20) no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba, instituição onde começou as suas atividades em 1957, quando ainda era acadêmico. O corpo será velado das 17 às 23h deste sábado na Capela Vaticano (Onix) e depois será cremado.

Enquanto docente da Federal e da PUCPR, o Prof. Zacarias contribuiu para a formação de gerações de médicos, tendo recebido inúmeras homenagens e condecorações, incluindo o Diploma de Mérito Ético-Profissional, em 2008, na passagem do Jubileu de Ouro, e emprestando o nome ao auditório do Hospital do Idoso Zilda Arns, em Curitiba. Era viúvo da Sra. Neisa e tinha quatro filhas. As condolências da classe médica aos familiares e amigos. Conselheiros da atual gestão do CRM expressaram seu pesar pela morte do eminente professor. O presidente Romualdo Gama registrou: ”Um grande homem, médico e conselheiro. Gostava muito dele. Que Deus o tenha e conforte a família! Um dia triste para a Medicina paranaense; deixa importante legado”.

Ex-presidente do CRM-PR, colega por muitos anos nas atividades conselhais e atual diretor do Hospital Nossa Senhora das Graças, o médico Luiz Sallim Emed manifestou: “Como conselheiro, era a referência de equilíbrio temperança nas decisões éticas. Como professor, foi além do ensino dos aspectos científicos e técnicos, mas exemplo de solidariedade e humanismo; com os pacientes, apenas a sua presença e ações eram terapêuticas. Um especial amigo. Minha gratidão”. “Perda lastimável para a Medicina“, reforçou o também ex-presidente Hélcio Bertolozzi Soares, atual conselheiro.

clique para ampliarclique para ampliarProf. Zacarias em 2015, ao ser homenageado emprestando nome ao auditório do Hospital Zilda Arns. (Foto: Arquivo)

O Dr. Zacarias era natural de Curitiba, onde nasceu em 8 de abril de 1935. Graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Paraná, onde atuou como professor por mais de quatro décadas. Ainda foi professor da Católica do Paraná por 17 anos. Além do Hospital de Clínicas da UFPR e do Nossa Senhora das Graças, onde atuou desde o início do hospital, o médico ainda atuou na Santa Casa, Cajuru, Evangélico, Santa Cruz e São Lucas. Do alto de sua experiência, há cerca de duas décadas, deixou a atividade de cirurgião, ensinando que o médico tem de saber a hora de parar. À época, disse seria mais útil ao ensino, tendo atribuído à rotina zelosa e ao fato de ter contado com bons assistentes e residentes pelo histórico sem intercorrências. "Antes de cada cirurgia eu fazia uma oração. Isso me deixava ainda mais seguro", contou em entrevista ao Jornal do CRM-PR.

A primeira experiência do Prof. Zacarias como conselheiro do CRM ocorreu no período de 1978 a 1983. Retornou em 1993 e foi reeleito consecutivamente para as gestões seguintes, tendo deixado o Conselho ao final de setembro de 2023. Com vários artigos publicados e também com participação na revisão, atualização e complementação do livro "Elementos de Cirurgia Vascular", de autoria do Prof. Dante Romanó, também foi presidente da Regional Sul da Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa Cirúrgica (Sobradpec) e coordenador local da Acta Cirúrgica Brasileira, da mesma Sociedade e principal publicação da área. Foi membro-fundador e titular emérito da Academia Paranaense de Medicina.

O Prof. Zacarias foi um esportista, com especial dedicação à natação, que praticou até recentemente, interrompendo devido a problemas de saúde. Enquanto conselheiro, atuando no Departamento de Qualificação Profissional, compareceu à sede do CRM até o encerramento de sua gestão. Registrado no CRM-PR desde maio de 1961, o Prof. Zacarias era colega de turma de médicos como os Drs. Antonio Celso Nunes Nassif, Saly Marua Bugmann Moreira, Lutfalla Farah, Theodoro Busso Beck e Helio Germiniani.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios