31/10/2020

Medicina paranaense perde a cirurgiã vascular Dra. Cleusa Ema Quilici Belczak (CRM-PR 4356)

Casada com médico e mãe de dois médicos, a profissional de Maringá faleceu na noite de sexta-feira (30). Ela é a 16.ª vítima da Covid-19 entre médicos no Paraná

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento da médica maringaense Dra. Cleusa Ema Quilici Belczak (CRM-PR 4356), ocorrido na noite de sexta-feira (30), com a despedida ocorrendo neste sábado (31) no Cemitério Municipal de Maringá. Especialista em cirurgia vascular e endovascular, ela tinha 69 anos, 45 de profissão. Estava internada em decorrência do agravamento de seu quadro de saúde depois de infectada pela Covid-19. A Dra. Cleusa é o 16º profissional médico que morre no Paraná por causa da doença.

clique para ampliarclique para ampliarDra. Cleusa Belczak (Foto: Arquivo)

A Dra. Cleusa deixa viúvo o pneumologista Valdemar de Lima, em processo de recuperação da doença, e ainda os filhos médicos Sérgio Quilici Belczak (CRM-PR 21.451 e CRM-SP 118.282), também cirurgião vascular, e Rafael Belczak (CRM-SP 135.394). O Conselho de Medicina, sua Representação Regional em Maringá e ainda a Sociedade Médica de Maringá, da qual ela era diretora social, expressam suas condolências aos familiares e amigos da médica.

A Dra. Cleuzaa Belczak formou-se em Medicina pela Faculdade Ciências Médicas de Santos (1974). Fez doutorado em Cirurgia Geral pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Atualmente era diretora clínica do Centro Vascular João Belczak de Maringá, fundado pelo seu primeiro marido (falecido), docente do curso de pós-graduação em Reabilitação Linfovenosa da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, diretora científica da Sociedade Brasileira de Flebologia e Linfologia e docente da Escola de Flebologia e Linfologia da Associação Médica Argentina, de Buenos Aires.

A médica detinha grande prestigio da região Noroeste, como atestado nas manifestações de pesar e solidariedade expressas nas redes sociais. Durante a semana, a família chegou a planejar a transferência da médica para São Paulo, mas o quadro se agravou e ela foi intubada e faleceu em UTI hospitalar.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios