24/06/2022

Medicina perde Dr. Ronald Luz, um dos fundadores da Associação Paranaense de Psiquiatria

O médico, de 89 anos e 65 de formado, faleceu em Curitiba na quinta-feira, 23, data em que há exatos 55 anos foi criada a sociedade de especialidade. Despedida ocorre nesta sexta, 24

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do médico Ronald Luz (CRM-PR 649), ocorrido na quinta-feira (23) no Hospital Vita Batel, em Curitiba. Um dos fundadores da Sociedade Paranaense de Psiquiatria (hoje Associação Paranaense de Psiquiatria), o Dr. Ronald tinha 89 anos de idade e 65 anos de formado pela Universidade Federal do Paraná. O velório ocorre nesta sexta-feira (24) na capela 3 do Cemitério Municipal São Francisco de Paula. A despedida será às 13h no Cemitério Memorial da Vida, em São José dos Pinhais. O médico era casado com a Sra. Irene Barros Cavalcante Luz. As condolências da classe médica aos familiares e amigos.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Alexandre Bley e Dr. Ronald Luz, na homenagem pelo Jubileu de Ouro. (Foto: CRM-PR)

O médico Ronald Luz era natural de Florianópolis (SC). Nasceu em 13 de maio de 1933. Concluiu sua formação na UFPR em 12 de dezembro de 1957, fazendo parte do primeiro grupo de médicos que se registrou no Conselho de Medicina, em outubro de 1958. Ele também integrava o grupo de 25 médicos que fundou a Associação Paranaense de Psiquiatria, em 23 de junho de 1967. Tinha entre os colegas os Drs. Octávio Augusto da Silveira, Hélio Rotemberg, Duilton de Paola, Mário Pilotto, Laufran Macedo Xavier Villanueva, Levi Miró Carneiro e Cândido de Mello Neto, eleito o primeiro presidente. Consolidada como Departamento de Psiquiatria da Associação Médica do Paraná e filiada da Associação Brasileira de Psiquiatria, a Sociedade viria a mudar a nomenclatura ara Associação Paranaense de Psiquiatria (APPSIQ).

Em 2017, em meio às comemorações do Dia do Médico, o Dr. Ronald Luz foi homenageado pelo Jubileu de Ouro. O Conselho de Medicina conferiu-lhe o Diploma de Mérito Ético-Profissional pelo histórico exemplar ao longo da carreira de 50 anos de formado. O então conselheiro Alexandre Gustavo Bley foi o responsável pela entrega da comenda.

Nota de pesar da APPSIQ

"É com profunda tristeza que os membros da Associação Paranaense de Psiquiatria - APPSIQ, representados pelo seu presidente, Dr. Júlio Dutra, lamentam o falecimento do Dr. Ronald Luz, que há 55 anos foi um dos principais fundadores desta Associação.
Neste momento de dor, queremos expressar as mais sinceras condolências por esta inestimável perda."

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios