04/11/2021

Médico com 50 anos de atuação no Norte Pioneiro entre os diplomados com o mérito ético

Dr. Walter Bonacin Valentini, nascido em Andirá e hoje residindo em Wenceslau Braz, recebeu as honrarias do Conselho pelas mãos dos dois filhos médicos, Dra. Amanda e Dr. Eron Valentini

clique para ampliarclique para ampliarDr. Walter e a filha médica, Dra. Amanda. (Foto: Álbum da família)

Um dos médicos pioneiros do Norte Velho, Dr. Walter Bonacin Valentini (CRM-PR 2.966) compôs o grupo de profissionais homenageados este ano pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná, que confere o Diploma de Mérito Ético àqueles que completam meio século de exercício da atividade com histórico exemplar.

A solenidade do Dia do Médico foi realizada no dia 17 de outubro de forma virtual, pelo segundo ano consecutivo, observando as recomendações sanitárias. Esta foi a 36ª edição anual da entrega de comendas pelo Jubileu de Ouro, premiação que visa exaltar a imagem dos expoentes éticos da atividade e propagar o exemplo entre os que se iniciam.

O Dr. Walter nasceu em agosto de 1940 em Andirá, cidade que teve seus ascendentes entre os colonizadores na primeira metade do século passado. Formado pela Universidad Mayor de San Simón, a terceira universidade mais antiga da Bolívia, e com título revalidado pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, o Dr. Walter, enquanto servidor público do Estado, exerceu a profissão em municipalidades da região, como Bandeirantes e Abatiá, sendo nesta, inclusive, vereador.

Atualmente, tem Wenceslau Braz como seu domicilio cadastrado no CRM-PR, onde se inscreveu em julho de 1971. A cidade, que fica a quase 300 km da Capital, tem hoje 26 médicos residentes.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Walter e o filho Eron, hoje cirurgião em SP. (Foto: Álbum da família)

A comemoração do Jubileu de Ouro do Dr. Walter, com o recebimento do Diploma de Mérito Ético e o cristal simbolizando a Medicina, ocorreu com a família e foi registrada em fotografia. Coube aos dois filhos médicos fazerem a entrega das comendas.

A Dra. Amanda Simoni Valentini (CRM-PR 20.180 e CRM-SP 99.663), que é anestesiologista e tem domicílio em Toledo (PR), fez a entrega do cristal. O filho, Dr. Eron Simoni Valentini (CRM-PR 25.310 e CRM-SP 109.945), que é cirurgião geral e atualmente está atuando em São Paulo, entregou o Diploma de Mérito Ético-Profissional.

A solenidade

A solenidade do Dia do Médico, na manh~ça de 17 de outubro, foi aberta pelo presidente do CRM-PR, Roberto Issamu Yosida, e teve as mensagens de congratulações do presidente do Conselho Federal de Medicina, Mauro Luiz de Britto Ribeiro; do secretário estadual da Saúde, médico Beto Preto; do presidente da Associação Médica do Paraná, Nerlan de Carvalho; e do vice-presidente da Academia Paranaense de Medicina, Jurandir Marcondes Ribas Filho, que em novembro vai suceder ao presidente Renato Araújo Bonardi. O vídeo da cerimônia pode ser acessado no Portal do CRM-PR.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios