13/05/2022

Médico de Cambé recebe voto de congratulações da Assembleia pelos 50 anos de Medicina

Dr. Armando Jairo da Silva Martins faz parte da primeira turma de formandos da Universidade Estadual de Londrina. Dedicou quase toda a sua vida profissional na Santa Casa de Cambé, local onde recebeu diploma de Menção Honrosa

Um dos formandos da primeira turma de Medicina da Universidade Estadual de Londrina, o Dr. Armando Jairo da Silva Martins, o Dr. Martins, recebeu diploma de Menção Honrosa após voto de congratulações aprovado pela Assembleia Legislativa do Paraná, em proposição apresentada pelo deputado estadual Tercílilo Turini (PSD), que também é médico.

A entrega da comenda ocorreu no dia 6 de maio em frente à entrada do ambulatório da Santa Casa de Cambé, que o homenageado considera a sua segunda “casa”, pois foi ali que concentrou grande parte de sua dedicação profissional ao longo destes 50 anos. O parlamentar fez questão de entregar pessoalmente o diploma no local de trabalho do Dr. Martins como forma de exaltar também a instituição hospitalar. O médico estava acompanhado do filho Rodrigo Martins.

O primeiro grupo de Medicina da UEL formou-se em dezembro de 1972. Dentre os colegas do Dr. Martins aparecem os médicos Álvaro Luiz de Oliveira, Fahd Haddad, Milton Macedo de Jesus, Adolfo Mansano, Ciro Nael Werner, Eduardo Inada, Henriqueta Galvanin Guidio de Almeida e Sonia Maria Barreto Richter Grabowski. O Dr. Armando Martins registrou-se primeiro no Conselho de Medicina do Paraná (número 3.535) e depois no de São Paulo (124.161) e Santa Catarina (29.701).

“O médico Armando Jairo da Silva Martins, o Dr. Martins, é daquelas pessoas que sai às ruas e logo se depara com alguém que vem ao seu encontro para agradecer, trocar uma ideia, pedir uma orientação, relembrar uma passagem familiar ou tirar uma foto. Um cidadão admirado e muito benquisto em Cambé", relatou o deputado Tercilio Turini em sua proposição de congratulações.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Armando Martins, ladeado pelo deputado Turini e pelo filho Rodrigo. (Foto: Alep)

Natural de Itapetininga (SP), o Dr. Martins chegou em 1967 a Londrina para cursar Medicina. “Enfrentou os desafios da turma pioneira e, depois de graduar-se, iniciou a carreira de médico em Cambé. A dedicação à saúde, o incansável trabalho para salvar vidas, a alegria de fazer os partos e acompanhar o nascimento de milhares de pessoas são reconhecidos em todos os cantos de Cambé. Clínico geral e obstetra, sempre acolheu e atendeu os pacientes com toda atenção e carinho, colocando em primeiro lugar a vida das pessoas".

“Nas cinco décadas de exercício da Medicina, Dr. Martins se destacou nos plantões de pronto-socorro atendendo urgências e emergências na Santa Casa de Cambé. "É uma tarefa que exige muito do médico, pois recebe constantemente pacientes em risco de morte. Mas o Dr. Martins exerceu sua missão de salvar vidas com todo seu conhecimento, agilidade de decisão, sensibilidade e humanismo”, acrescenta o deputado, que também é médico formado na UEL, depois foi professor de Medicina e atuou por décadas no pronto-socorro do Hospital Universitário de Londrina.

Dr. Armando Martins passou grande parte de sua vida na Santa Casa de Cambé, assumindo por um período a direção clínica. Sempre defendeu o hospital com todo empenho, pensando prioritariamente em garantir à comunidade o acesso à saúde. “Adotou o Norte do Paraná como sua terra, tornou-se um Pé Vermelho de coração e construiu sua família em Cambé. Participou de inúmeras ações comunitárias, integrou o Lions Club e outras associações. Como vereador em dois mandatos, levou para a Câmara Municipal sua capacidade e sua força de trabalho, afirmando-se ainda mais como defensor da saúde e outras áreas sociais. Foi candidato a prefeito e por poucos votos não ganhou a eleição”, indicou ainda o parlamentar, que completou: “A história pessoal, profissional e comunitária do amigo Dr. Martins merece todo reconhecimento. A homenagem da Assembleia Legislativa do Paraná é um ato de gratidão por tudo que ele fez pela saúde da população”.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios