05/09/2013

Médico de Francisco Beltrão recebe a mais alta honraria da classe

Medalha de Lucas será conferida ao Dr. Antonio Lucio Duarte, em reconhecimento às suas ações sociais e humanitárias, que incluem fundação de várias APAEs

clique para ampliar>clique para ampliarDr. Antonio trabalha há 42 anos em Francisco Beltrão. (Foto: Ivo Pegoraro)

O oftalmologista Antonio Lucio Duarte, há 42 anos atuando em Francisco Beltrão (Sudoeste), será distinguido este ano com a “Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico”, uma das mais altas honrarias conferidas pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná. Inspirada na vida solidária do evangelista Lucas, o Patrono dos Médicos, a comenda foi instituída em 1996 e até hoje tinha alcançado somente outros 11 médicos paranaenses, dentre eles a Dra. Zilda Arns Neumann, fundadora da Pastoral da Criança e morta em terremoto durante missão voluntária no Haiti, e o padre-médico Dr. José Raul Matte, que há meio século trabalha em prol dos ribeirinhos da Amazônia.

Em 2013, mais de 40 nomes foram selecionados em reconhecimento às suas ações sociais, humanitárias e de engrandecimento da Medicina. Dr. Antonio Lucio foi o eleito na plenária do Conselho e receberá a “Medalha de Lucas” na tradicional solenidade alusiva ao Dia do Médico (18/10), na Sede em Curitiba, que este ano vai ocorrer em 19 de outubro. No mesmo evento serão homenageados com o Diploma de Mérito Ético-Profissional e a Estatueta da Medicina os médicos que completaram 50 anos de atividades cumpridas de forma exemplar.

A deferência ao médico beltronense se fez merecida pelo seu histórico de engajamento às causas solidárias, tendo participado da criação de 23 APAEs na região, sendo inclusive fundador da Escola Mundo Colorido, a qual dirigiu por 12 anos e que acaba de retornar à função. A escola em Beltrão, dirigida a portadores de necessidades especiais, tem hoje 376 alunos e 112 funcionários. Há mais de uma década ele também coordena na cidade a campanha voluntária “Olho no Olho”, que visa detectar patologias oculares em crianças iniciantes na vida escolar, bem como participa de mutirões de cirurgia de catarata junto à comunidade carente.

Nascido há 67 anos em Pouso Alegre (MG), Antonio Lucio graduou-se em 1970 no curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná e, no ano seguinte, já estava em Francisco Beltrão, tornando-se sócio-proprietário da Policlínica São Vicente de Paula. Especializando-se em 1973, foi o primeiro oftalmologista do Sudoeste. Ajudou a fundar a Associação Médica no Sudoeste Novo, a Unimed Francisco Beltrão e a Associação Paranaense de Oftalmologia. Criou a primeira associação de bairro da cidade, tendo sido eleito vereador em 1982. O título de cidadão honorário de Beltrão representa o reconhecimento da comunidade pelo seu trabalho.

O presidente do CRM-PR, Alexandre Gustavo Bley, diz que a homenagem vem em reforço ao respeito às ações médicas, sociais e humanitárias do Dr. Antonio Lucio e, por extensão, deve ser refletida para todos os médicos cônscios de suas responsabilidades, em especial aqueles que, anônimos e em regiões longínquas, enfrentam toda espécie de adversidades para oferecer o melhor de si em prol de seus pacientes. Para o presidente do Conselho, os jovens médicos devem se espelhar nestes expoentes dos princípios hipocráticos para trilhar suas profissões.

HOMENAGEADOS COM A MEDALHA

Desde a sua instituição, em 1996, a “Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico” foi concedida aos seguintes médicos:

» Dr. Hélio Brandão (1996), fundador do Clube da Soda.

» Dr. José Raul Matte, o Padre Raul (1997), com atuação há décadas em prol dos ribeirinhos da Amazônia.

» Dr.ª Zilda Arns Neumann (2000), fundadora da Pastoral da Criança.

» Dr. Júlio Raphael Gomel (2002), fundador do Lar Bom Caminho, em Curitiba.

» Dr. Jupiter Velloz Silveira (2003), um dos fundadores da Casa do Caminho, de Londrina.

» Dr. Ivan Beira Fontoura (2007), com histórico de vida dedicado a causas sociais e humanitárias.

» Dr. José Justino Filgueiras Alves Pereira (2007), fundador de várias APAEs, incluindo de Curitiba e Ibiporã.

» Dr. José Maria de Araújo Perpétuo (2007), pioneiro em Palmas (PR) e envolvido em vários projetos sociais e de voluntariado.

» Dr. João Manuel Cardoso Martins (2010), professor da PUCPR há 40 anos e propagador da ética e humanismo.

» Dr. Ehrenfried Othmar Wittig (2011), pioneiro e introdutor no Paraná de programa de triagem neonatal, o “Teste do Pezinho”.

» Dr. Frank Ogatta (2011), responsável pelo projeto médico de atendimento preventivo itinerante aos idosos da comunidade nipônica do Paraná.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios