08/04/2016

Médico de Jacarezinho homenageado pelos 55 anos de profissão

Dr. Emmanuel Gonçalves Vieira recebeu o Diploma de Honra ao Mérito Ético pelo histórico exemplar

clique para ampliar>clique
            para ampliarDr. Emmanuel Gonçalves Vieira  recebe homenagem na Delegacia Regional de Santo Antonio da Platina, junto com os delegados regionais. (Foto: CRM-PR)

Ao completar 55 anos de dedicação exemplar à Medicina, o Dr. Emmanuel Gonçalves Vieira (CRM 1275) foi homenageado pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná, que lhe conferiu o Diploma de Honra ao Mérito Ético. A solenidade ocorreu na noite de quarta-feira (6) na sede da Delegacia Regional do CRM em Santo Antonio da Platina, responsável pela organização. Além de quase todos os delegados locais, também familiares prestigiaram a entrega do título ao Dr. Emmanuel, que reside e continua atuando profissionalmente no município de Jacarezinho desde 1961.

A entrega do diploma coube ao diretor da Regional, Dr. José Mario Lemes, que em sua fala descreveu um pouco da trajetória do ilustre médico, que, prestes a completar 86 anos, mantém rotina de trabalho diário em três locais: a Santa Casa de Jacarezinho, o consultório particular e o Sindicato Rural. Ao lado de uma das filhas, neto e também de genro, nora e também da esposa, D. Maria de Lourdes, com quem chegou ao Norte Pioneiro logo depois de casar, o Dr. Emmanuel deu depoimento emocionado e exaltou o seu amor à Medicina. Imputou à família e à profissão escolhida as razões de sua energia e entusiasmo.

clique para ampliar>clique para ampliarDr. Emmanuel com a família e os delegados regionais. (Foto: CRM-PR)

Além do diretor da Regional, também fizeram a saudação ao homenageado e aos seus familiares os delegados Sérgio Bachtold (secretário), Carlos Roberto Bertoni, Hélio Lechinewski e Elenir Aparecida Dolores Godoy. Eles destacaram a contribuição do Dr. Emmanuel à atividade médica e também ao desenvolvimento social, cultural e político, eis que foi prefeito de Jacarezinho em duas gestões. Também foi um dos fundadores da Unimed do Norte Pioneiro, membro ativo do Lions e Rotary, professor de universidade e fundador do Festival Jacarezinhense da Canção.

A homenagem

Confira a mensagem da Delegacia Regional de Santo Antonio da Platina, transmitida por seu diretor, Dr. José Mario Lemes, e que relata um pouco da trajetória do homenageado:
“O Dr. Emmanuel Gonçalves Pereira, CRM n.º 1275), recebe do Conselho Regional de Medicina do Paraná o Diploma de Honra ao Mérito Ético pelos 55 anos de dedicação à Medicina cumpridos de forma honrosa e exemplar. A alguns meses de completar 86 anos, continua em plena atividade, atuando em sua clínica particular, na Santa Casa de Jacarezinho e também no Sindicato Rural. Orgulha-se de que o amor à profissão é o que muito contribui para a ótima forma física e também a memória privilegiada.

O Dr. Emmanuel tem uma trajetória profissional, social e política que se confunde com o desenvolvimento de Jacarezinho, cidade do Norte Pioneiro que acaba de completar 116 anos de emancipação política. Afinal, ele foi prefeito por duas vezes, membro ativo do Rotary e Lions e presidente do Jacarezinho Clube. Também foi um dos médicos fundadores da primeira cooperativa médica da região norte pioneiro paranaense, em maio de 1991, que se tornou a Unimed Norte Pioneiro/Paraná. O curso de Educação Física da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), completando 44 anos, também deve muito ao pioneiro, que integrou o corpo docente.

Natural do Rio de Janeiro, o Dr. Emmanuel Gonçalves Vieira formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio em 12 de dezembro de 1960. No começo do ano seguinte, logo após o casamento, seguiu com a esposa Maria de Lourdes, a D. Lourdinha Vieira, para iniciar sua vida profissional em Jacarezinho. Não mais deixaram a cidade, onde nasceram os cinco filhos – Emmanuelzinho, já falecido, Guilherme, Fernando, Claudia e ainda Maurício Emannuel, o único a seguir seus passos na Medicina e que integra hoje a diretoria da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e reside no Rio de Janeiro. A família grande deu ao casal 12 netos.

A família, aliás, que é igualmente homenageada pelo apoio constante ao Dr. Emmanuel, incontável número de vezes retirado de seu descanso e lazer para prestar atendimentos na região. Não por acaso é responsável por algumas boas centenas de nascimentos. Na Santa Casa de Jacarezinho, onde respondeu pela presidência de 2006 a 2008 e pelas direções técnica e clínica, continua não apenas dando expediente como a conduzir cirurgias. Ali, a sua jornada é diária e sempre pela manhã.

Jacarezinho, famosa por seu carnaval, teve especial reverência ao médico na festa momesca de dois anos atrás. Grande incentivador do evento, especialmente nos períodos em que esteve à frente da administração municipal, ele foi homenageado pela Escola de Samba Unidos do Cruzeiro, que lhe conferiu o título de “Dr. Emmanuel, médico do povo”. Ele desfilou em carro alegórico ao lado de D. Lourdinha.

Enquanto fomentador da arte e cultura, o ilustre casal foi idealizador do Fejacan, o Festival Jacarezinhense da Canção, que teve sua edição inaugural há 35 anos.
Em nomes da classe médica e todos os que ainda vão trilhar o caminho da Medicina, o agradecimento desta Delegacia Regional do CRM em Santo Antonio da Platina pelos exemplos firmados e que tanto engrandecem a nossa profissão. Desculpamo-nos por alguma informação imprecisa e, ainda, por pecarmos na omissão de tantas outras passagens desta trajetória de louvor hipocrático.”

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios