22/12/2022

Médico e advogado que seguiu carreira no Ministério Público assume vaga de desembargador do TJPR

José Américo Penteado de Carvalho, formado em Medicina pela UFPR, mantém seu registro ativo no CRM-PR, que prestigiou a sua posse. Também irmão de médicos, foi premiado duas vezes em concurso de monografia sobre ética médica

O promotor de Justiça José Américo Penteado de Carvalho é o mais novo integrante do quadro de desembargadores do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR). Foi nomeado pelo quinto constitucional do Ministério Público do Paraná (MPPR), ocupando a nova cadeira criada em razão da aprovação da instalação de duas novas câmaras julgadoras na corte paranaense, em abril deste ano. A posse ocorreu em 16 de dezembro em solenidade conduzida pelo presidente do judiciário paranaense, desembargador José Laurindo de Souza Netto.

clique para ampliarclique para ampliarDesembargador José Américo Penteado de Carvalho, também médico. (Foto: Divulgação)

Diversas autoridades prestigiaram a cerimônia de posse, representando o governo do Estado, Ministério Público, OAB-PR, Associação de Magistrados do Paraná (Amapar), Escola Judicial do Paraná (Ejud), AMPM, Defensoria Pública e também o Conselho Regional de Medicina do Paraná. O presidente e o secretário-geral do CRM-PR, Roberto Issamu Yosida e Luiz Ernesto Pujol, acompanharam a solenidade como convidados do novo desembargador, que também é formado em Medicina, mantém seu CRM ativo (n° 14.709) e conta com outros familiares atuando na profissão, incluindo os irmãos Luiz Antonio Penteado de Carvalho (CRM-PR 7.925), ortopedista atuante em Guarapuava; e Álvaro Penteado de Carvalho (CRM-PR 8.864); além do sobrinho Henrique Penteado de Carvalho (25.317, ortopedista atualmente atuando em Natal (RN). Uma das irmãs do Des. José Américo Penteado de Carvalho, a procuradora de Justiça do MPPR Eliane Maria Penteado de Carvalho Hoffmann, prestou-lhe homenagem durante a sessão solene.

O novo desembargador formou-se em Direito pelas Faculdade de Direito de Curitiba em 1993 e, no ano seguinte, graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Paraná. Ingressou no Ministério Público ainda em 1994, tendo passado pelas comarcas de Irati, Barracão, Antonina, Capanema, Palmas, Telêmaco Borba, Cascavel e Curitiba, onde atuou na 6ª Vara Criminal e nas Promotorias de Justiça Cível e de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. José Américo integrou ainda a diretoria da Promed como diretor de Planejamento.

Fez especialização em Direito Sanitário e pós-graduação e especialização em Direito, além de mestrado em Ciências Jurídico-Criminais pela Universidade de Lisboa (Clássica) e doutorado pela Universidade de Buenos Aires (UBA). Foi professor de Direito Penal da Faculdade Metropolitana de Curitiba (FAMEC). Por duas vezes recebeu premiação do CRM-PR ao participar do Concurso de Monografia de Ética Médica. Em 1993 ele foi premiado em segundo lugar e, em 2000, foi o vencedor do certame.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios