12/06/2019

Médico lança livro sobre experiência de um ano em território italiano

Obra "Brasileiros, Paixão Itália!” inova também na forma de lançamento, com vaquinha virtual e entrega de exemplar autografado

Médico pediatra, especialista em doenças transmissíveis e pós-graduado em saúde coletiva, Carlos Homero Giacomini deixou a profissão há mais ou menos uma década para se dedicar exclusivamente a outra arte, a de escrever. “Trago do outro tempo a formação científica, a curiosidade e a saudade das crianças”, conta o agora escritor, que se prepara para lançar mais um livro, desta feita em parceria com a esposa Marisa. “Brasileiros, Paixão Itália!” é o resultado de um ano de residência no país do centro-sul da Europa, período em que o casal percorreu praticamente todas as regiões. A visita alcançou 174 lugares diferentes, com mais de 30 mil quilômetros percorridos.

clique para ampliarclique para ampliarCampanha de lançamento com capa do livro. (Foto: Reprodução)

A inovação não é só no livro, mas na forma de lançamento. Está sendo vendido somente pela internet, pelo site de financiamento coletivo Catarse. É uma vaquinha virtual, onde cada um contribuiu com o que pode e, assim, a impressão é viabilizada. Quem colabora recebe o livro em formato físico (no papel) e autografado. O lançamento deve ocorrer em agosto, em data a ser confirmada. A versão em italiano já está marcada para 28 de setembro, em Jesi, cidade da região de Marche, onde o casal fixou sua estada naquele país. De acordo com o escritor, além da possibilidade de palestrar para grupos que auxiliem no financiamento, também uma parte da receita deve bancar o custo de exemplares a serem distribuídos em escolas públicas.

Na ponta da mão

“Ao longo da nossa viagem pela Itália, fizemos anotações, sentimos a atmosfera, trocamos ideias. E, a partir de um olhar mais demorado e minucioso, escrevemos 23 crônicas sobre esse país instigante de nossos antepassados, que estarão presentes nas 250 páginas. Na nossa viagem procuramos, sobretudo, prestar atenção ao modo de andar da vida italiana. Anotamos minuciosamente todas as informações sobre despesas com moradia, alimentação, transporte e tudo o mais... Ainda tem muitas dicas sobre comidas e restaurantes, vinhos, roteiros de viagem, amizades, cultura e costumes. Podemos dizer que é a Itália na ponta da mão”, conta o médico aposentado, que descende de italianos, a exemplo da esposa, e que fez muitos amigos naquele país. Casados há 40 anos, eles têm três filhos: um arquiteto, um engenheiro ambiental e uma oceanógrafa, os dois últimos agora engajados num projeto na área de promoção de saúde.

Natural de Caçador (SC), Carlos Homero Giacomini graduou-se em Medicina pela Evangélica, no final de 1980. Recebeu o CRM-PR nº 7.451. Começou na gestão pública no período da redemocratização do país, tendo ocupado várias funções, inclusive a de secretário municipal de planejamento de Curitiba por período de 13 anos. Um pouco dessa experiência é retratada num conjunto de três livros do qual é organizador e coautor e ainda na obra “Valor, Talento e Método. Sociedade, governos e eficácia da democracia”, que lançou em 2014.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Homero Giacomini (dir) foi recebido pelo presidente do Conselho, Dr. Wilmar Mendonça Guimarães. (Foto: CRM-PR)

O escritor também é responsável pelo projeto literário “Bordado N’Água”, que envolve sete livros digitais, titulados Transcendência, Consciência, Sapiência, Psique, Ciência, Cidade e Política. Quatro deles já estão prontos. Ele relata que o personagem principal é uma pessoa que conta a história e participa dela, hora lançando mão de memórias e fragmentos de fatos reais, ora refletindo especulativamente sobre a existência e seus significados a partir de um pretexto qualquer (saiba mais aqui).

“O enredo é o clássico roteiro de uma viagem, uma jornada, sempre usado na literatura mundial. No caso, uma espécie de saga do espírito, com alguma inspiração na cultura guarani. Daí o nome de Guataha, ou caminhante no idioma indígena. Uma pessoa curiosa, que gosta de examinar a vida, é sacudida no paraíso onde mora por um chamado para uma missão em Yvy Marãey (Terra Sem Males) e outra vez empreende uma jornada. É um passeio pelo Paraná, que vai do Superagui a Foz do Iguaçu. A divulgação é em trechos semanais, totalmente digital e gratuita, a partir do nosso site”, explica.

clique para ampliarclique para ampliarMarisa e Homero Giacomini, em registro na Itália. (Foto: Arquivo da família)

“Brasileiros, Paixão Itália!”
Para apoiar o lançamento do novo livro, basta acessar www.catarse.me/italia e escolher entre as opções de recompensas (um livro, dois livros ou mais!), fazer um cadastro rápido e realizar a compra, por boleto ou cartão de crédito. A entrega do livro será no evento de lançamento, previsto para agosto. Como realça o escritor, o site Catarse é muito seguro e despontou como a principal plataforma digital de lançamento de livros nos últimos anos.

“Criamos diversas recompensas para quem participar do projeto, com valores a partir de 10 reais. A participação já nos primeiros dias da campanha faz toda a diferença: 97% dos projetos que atingem um quarto da arrecadação na primeira semana batem a meta estipulada. A meta financeira é para cobrir os custos. Se for ultrapassada, tudo será revertido na impressão de novos exemplares. Metade deles será distribuída gratuitamente em escolas públicas. A outra metade será vendida e dará início a um novo ciclo de distribuição em escolas”, explica Homero Giacomini, que também pede apoio compartilhando a campanha nas redes sociais.

No início de junho ele esteve em visita ao Conselho Regional de Medicina do Paraná, para apresentar o novo filho e falar sobre seus projetos literários. Foi recepcionado pelo conselheiro Wilmar Mendonça Guimarães. vice-presidente do CRM-PR e que foi colega do Dr. Homero na área de pediatria.


Serviço:

Fanpage no facebook ("para curtir, comentar, compartilhar e pedir para os amigos que façam o mesmo"): www.facebook.com/brasileirospaixaoitalia

Vídeo no youtube (explicando o projeto): https://youtu.be/FHuISIKKjhE

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios