28/10/2020

Médico paranaense é o primeiro cirurgião brasileiro a integrar organização internacional

Filho de médicos, o Dr. Paulo Gustavo Kotze é especialista em coloproctologia e atua nos hospitais Cajuru e Marcelino Champagnat e é professor da PUCPR

O médico paranaense Paulo Gustavo Kotze (CRM-PR 16.561), coloproctologista, é o primeiro cirurgião do país e o segundo médico brasileiro a integrar a International Organization For the Study of Inflammatory Bowel Disease - IOIBD (Organização Internacional para o Estudo das Doenças Inflamatórias Intestinais). A oficialização ocorreu no último dia 20 de outubro e ele foi convidado a ministrar uma aula na instituição no próximo encontro presencial da entidade, no mês de abril de 2021, em Bordeaux, na França. O primeiro médico Brasileiro a integrar a organização foi o Dr. Flávio Steinwurz (SP), um dos pioneiros na especialização no tratamento dessas doenças no Brasil.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Paulo Gustavo Kotze, médico e professor do PR. (Foto: Divulgação)

O especialista é fundador do Serviço de Coloproctologia do Hospital Universitário Cajuru (HUC), cirurgião coloproctologista do Hospital Marcelino Champagnat e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). A coloproctologia é uma especialidade da medicina focada no diagnóstico e tratamento das doenças que acometem o intestino delgado, intestino grosso (cólons), reto e ânus.

Paulo Kotze foi convidado a ministrar sua aula de apresentação na organização internacional que passa a integrar, com o tema “Medico-surgical interaction: an holistic view of inflammatory bowel diseases” (Interação médico-cirúrgica: uma visão holística das doenças inflamatórias intestinais). Na ocasião, o cirurgião vai falar sobre o perfil de sua linha de pesquisa na doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa, por ser um especialista multidisciplinar, que atua tanto na parte clínica quanto cirúrgica no tratamento dessas doenças, que são desafiadoras para a medicina mesmo com todos os avanços recentes.

O médico Paulo Gustavo Kotze, formado pela UFPR em janeiro de 1998, é filho do casal médico Hans Otto Kotze (CRM-PR 1842) e Lorete Maria da Silva Kotze (2.219), ambos professores e já distinguidos com o Diploma de Mérito Ético-Profissional, e ainda irmão do Dr. Luiz Roberto Kotze (CRM-PR 20.489). A Dra. Lorete foi a segunda mulher a ocupar o cargo de conselheira do CRM-PR.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios