22/12/2021

Médico pioneiro de Apucarana comemora 95 anos de idade e os 69 de formado pela UFPR

Irmão de médicos e especialista em Oftalmologia e Otorrinolaringologia, o Dr. Fahed Daher também é poeta e escritor, integrando o Centro de Letras do Paraná e a Sociedade Brasileira de Médicos Escritores

O médico, poeta e escritor Fahed Daher (CRM-PR 1.517) teve comemorações em dose dupla neste mês de dezembro, ao completar 95 anos de idade e 69 de formado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em oftalmologia e otorrinolaringologia, ele é um dos médicos pioneiros de Apucarana, no centro-norte paranaense, onde chegou em 1962, onze anos depois do irmão, o também médico Nagib Daher (CRM-PR 1.519), já falecido e que hoje nomeia uma das principais vias urbanas da cidade. Outro irmão médico, o Dr. Jorge Felipe Daher (CRM-PR 2.407), concentrou a carreira na Capital e também já é falecido.
clique para ampliarclique para ampliarDr. Fahed com a esposa Bárbara. (Foto: TN)

O Dr. Fahed Daher continua até hoje residindo na Cidade Alta, como Apucarana é conhecida. Ali, teve participação ativa nos campos social, de saúde e cultura. Foi diretor da antiga Santa Casa e depois do Hospital da Providência, tendo atuado na fundação do Centro de Promoção Humana São Benedito (Ceprhusb), que existe até hoje. Foi ainda membro-fundador da Academia de Letras e Artes do Vale do Ivaí, diretor e presidente da Associação Médica de Apucarana, presidente da Apae e se dedicou por décadas a ações à comunidade como rotariano. Aliás, o médico sempre faz questão de enaltecer a importância do Rotary em sua vida, orgulhando-se dos quatro clubes existentes em Apucarana.

A vida do médico é marcada por referências em reconhecimento ao seu trabalho. Em 2003, por ocasião do Dia do Médico, ele recebeu do Conselho de Medicina o Diploma de Mérito Ético-Profissional pelo histórico exemplar na passagem do Jubileu de Ouro na atividade. Em 2008, a Câmara de Apucarana conferiu-lhe o diploma de “Mérito em Tarefas Comunitárias”, exaltando a sua trajetória de serviços relevantes à sociedade. Conta ainda com inúmeras outras condecorações e homenagens, além de integrar o Centro de Letras do Paraná (desde 1954), a Academia de Letras de Londrina e a Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, tendo sido vice-presidente da Sobrames-Paraná (biênio 2010-2012).

O aniversário o Dr. Fahed comemorou no dia 14 de dezembro. Foi nessa data, no ano de 1926, que ele nasceu em Curitiba. Um dos 10 filhos do casal de libaneses Manoel Felipe Daher (nomeia rua no bairro Fazendinha, em Curitiba) e Anice Name Daher, que veio para o Brasil no início do século XX em busca de trabalho e oportunidades. Depois de se iniciar no curso de Direito, o então jovem Fahed acabou concluindo que o que gostava mesmo era Medicina, ingressando assim na Universidade do Paraná, que no decorrer da graduação (em 1950) viria ganhar a denominação de Universidade Federal do Paraná. A formatura ocorreu em 12 de dezembro de 1952, ainda às vésperas da conclusão do Hospital de Clínicas. Tinha entre os colegas de graduandos daquele ano, dentre outros, os Drs. Normando de Carvalho, Lourival Luiz Fornazari, Moacir Jorge, Anuar Saliba Merhy e Olga Thomé Facchin.

clique para ampliarclique para ampliarHomenagem da Câmara por seu trabalho humanitário. (Foto: CM Apucarana)

Após a conclusão do curso, fez especialização no Hospital dos Servidores do Rio de Janeiro, então Capital Federal, seguindo depois para Campinas e, em seguida, complementando os estudos na Universidade de Santa Fé, na Argentina, confirmando as titulações em Oftalmologia e Otorrinolaringologia. Apesar das atividades mais promissoras na Capital, o Dr. Fahed, incentivado pelo pai, acabou se fixando no interior do Paraná. Inicialmente, instalou-se em Rolândia, em 1956, tendo ajudado a fundar o Lions Club e a Associação Médica local. Já naquela época começou a ter laços com Apucarana, onde atuou como professor de biologia e até foi patrono da turma de normalistas de 1959.

O Dr. Nagib Daher, irmão mais velho nascido em abril de 1923 e formado pela mesma UFPR em 1948, já estava atuando em Apucarana desde 1951 e se constituía em destacada liderança na cidade, onde inclusive presidiu por três vezes a Associação Médica Regional. Convidado pelo irmão, o Dr. Fahed resolveu se instalar também na Cidade Alta, em 1962. Juntos, propiciaram importantes feitos em prol da sociedade local. Eles se registraram na mesma data no CRM-PR: 9 de dezembro de 1964. O Dr. Nagib faleceria em 31 de julho de 1975, no Rio de Janeiro, sendo lembrado como um dos líderes municipais que lutaram pela implantação da Faculdade de Agronomia e instalação da Faculdade de Ciências Econômicas de Apucarana, atual Unespar. A esposa dele, D. Giuseppina, faleceu aos 90 anos, em outubro último em Curitiba, onde residia.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Fahed com a bisneta Ayra. (Foto: TN)

Ações e livros

Enquanto presidente da Associação Médica de Apucarana, liderou vários congressos e estudos médicos estaduais e regionais. No Distrito 4710, ele se tornou cofundador do Rotary Club Apucarana Sul, em 1970. Depois, no Rotary Cidade Alta, foi conduzido a governador rotário na gestão 1995/1996. Ainda, enquanto presidente da Associação de Pais e Amigos Excepcionais, em 1975, encaminhou uma nova sede. Por sua contribuição cultural, recebeu o Diploma de Honra ao Mérito do Núcleo Regional de Educação de Apucarana (Seed).

Os livros publicados pelo médico são: “Pureza Pecado Poesia I”, “Pureza Pecado Poesia II”, “Idílios Ideias Ideais”,” Amor Ideal Rebeldia”, “Discurso de formatura, “Poemetos para adolescentes”, “História do Brasil: de Getúlio Vargas a Juscelino Kubitschek”, “Crônicas” e “Tradição e Traição: Histórias da Medicina”, tendo ainda a caminho “Antropologia do amor” e “Contos-poesias-crônicas”.

O Dr. Fahed Daher conta na família com outros médicos, de diferentes gerações. É casado com a Sra. Bárbara Daher, com quem teve três filhos: Simone, Denise (que reside na Alemanha) e Fahed Filho (in memoriam). Teve três netos e dois bisnetos.

Acompanhado da filha Simone, ao ser homenageado pelo legislativo apucaranense em 2008, fez uma retrospectiva sobre a história da família e contou que ele e o irmão, Nagib Daher, acabaram se radicando naquela cidade sob conselho do pai, que na década de 20 já era empresário em Curitiba. O Dr. Daher também falou sobre a saúde pública desde os anos 1960, tendo elogiado o ensino em tempo integral e pediu mais ênfase para o “o ensino do amor e da fraternidade” através do esporte. Lembra sua vida intensa em prol da coletividade, citando que, já aos 16 anos, ajudou a fundar o Grêmio Estudantil Sírio Libanês, em Curitiba.

clique para ampliarclique para ampliarHomenagem da Secretaria de Educação. (Foto: Arquivo)

O Dr. Fahed deixou as consultas há cerca de seis anos, mas o seu consultório-escritório foi mantido em endereço da avenida que leva o nome do irmão Nagib. Ali, a secretária Loreni, que o acompanha há quase 40 anos, agora auxilia a esposa dele, Bárbara, que administra os negócios da família, que também envolve a agropecuária.

Ao retratar um pouco da trajetória do Dr. Fahed Daher, o Conselho de Medicina do Paraná restaura a série “Medicina que é vida; vida que é Medicina”, lançada em 2019 com o propósito de compartilhar os ensinamentos dos médicos bem-vividos.

Fonte: CRM-PR com informações e fotos da Tribuna do Norte/OnLine.

Como mensagem natalina, inserimos aqui uma poesia de autoria do Dr. Daher:

Natal

E o Natal que nós queremos

que lembra o caminho da paz,

é o momento em que se faz

a concentração da Fé

em tudo aquilo que cremos

de Cristo, Maria e José.

 

O Natal é festa, sim,

alegria, exaltação,

riso, presente, oração,

os encontros das famílias,

seguindo, de Cristo, a trilha

do amor real, da humildade.

 

Não é no carro, na joia,

no traje mais elegante,

no jantar extravagante,

que se fará a honraria

ao nascimento sagrado

desta criança que um dia

nos mostrou o certo e o errado.

 

Festa, sim, com oração,

alegria, o baile, a vida,

a festa tão exigida

depois da meditação.

o culto, a missa, a novena

e a consciência serena

que nos leva à salvação.

 

Mas, deixando o pessimismo

o descaso ou o cinismo

num abraço muito terno,

vibrando no amor fraterno

que nos veio de Jesus.

 

O afeto que nos conduz

enche a alma de alegria,

no encontro de cada dia

coração a coração

no comando de Maria

e do sentido Cristão.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios