03/04/2007

Médico pode ser suspenso antes do julgamento


A possibilidade de interditar cautelarmente o exercício profissional do médico, cuja ação ou omissão, esteja prejudicando gravemente a população será debatida durante o I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina de 2007 (ENCM 07), que se realiza entre os dias 11 e 13 de abril, no Hotel Gran Bittar, em Brasília.

O evento, promovido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), é voltado para médicos que participam das atividades ligadas aos Conselhos de Medicina e conta com a presença de todos os conselheiros federais e regionais do País, além de membros de diversas entidades médicas.

A nova diretoria do CFM toma posse no primeiro dia do Encontro, às 17h, no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados. A eleição, que aconteceu no dia 8 de fevereiro, durante a 2ª Sessão Plenária, reconduziu Edson de Oliveira Andrade para a presidência da entidade.

Na quinta-feira, 12, o ENCM abrirá debates para a criação da Ordem dos Médicos do Brasil, em mesa redonda que será coordenada pelos presidentes Edson de Oliveira Andrade (CFM) e José Luiz Gomes do Amaral (AMB). "O que estamos fazendo hoje é, de alguma forma, recuperar um sonho dos idealizadores do nosso sistema associativo e tentar juntar esse sonho do passado com a vontade que também está no presente", ressaltou.

No último dia do Encontro, o corregedor, Roberto d'Avila, e a advogada do CFM, Giselle Crosara, discutem a interdição cautelar. No ano passado o CFM publicou a Resolução n.º 1789/2006 que regulamenta os casos em que os Conselhos de Medicina podem interditar cautelarmente o exercício profissional de médico, cuja ação ou omissão, esteja prejudicando gravemente a população, ou na iminência de fazê-lo. Como cada Conselho Regional possui conduta diferenciada, a intenção é padronizar os procedimentos.

Confira a programação do I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina 2007.


Fonte: CFM

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios