18/04/2023

Médicos conclamados a indicar colegas candidatos a receber a Medalha de Lucas em 2023

Tributo ao Mérito Médico visa homenagear profissionais que se dedicam a causas sociais e humanitárias. Instituída em 1996, comenda já foi entregue a 19 personalidades no Paraná. Prazo para sugestão de nomes vai até 6 de junho. Confira requisitos

clique para ampliarclique para ampliarConselho do Paraná receberá indicações de possíveis homenageados até o dia 6 de junho. (Foto: CRM-PR.)

A Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico foi uma comenda instituída em 1996 pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná e que propõe reverenciar profissionais paranaenses que, além de seu histórico ético, tenham se destacado em prol de causas sociais e humanitárias. A distinção foi inspirada no evangelista São Lucas, o Patrono do Médico e que tem sua data consagrada em 18 de outubro. É neste período festivo do Dia do Médico que ocorre a solenidade alusiva do CRM-PR, com a entrega da Medalha e também do Diploma de Mérito Ético-Profissional aos que completam 50 anos de graduação com histórico exemplar.

Conforme deliberado pela diretoria na reunião n° 1.765, de 17 de abril último, é facultado a todos os médicos inscritos no CRM-PR a apresentação de candidatos à homenagem da Medalha de Lucas, uma das principais honrarias concedidas pelo Conselho e que, até hoje, alcançou 19 personalidades médicas que obtiveram o reconhecimento da classe e da própria sociedade por se engajarem em projetos médico-sociais de relevância. São expoentes dos princípios hipocráticos que exaltam humildade, compaixão e dedicação.

A apresentação de nomes de candidatos tem sua data-limite em 6 de junho próximo, atendendo a orientação do CFM face ao processo eleitoral presente este ano nos Conselhos de Medicina. A indicação do médico ou da médica, com a justificativa que o credencia aos propósitos da homenagem, deve ser encaminhada ao Conselho por e-mail (protocolo@crmpr.org.br). Como estabelecido pela Resolução CRM-PR n° 56/1996, os nomes apresentados são avaliados por uma comissão avaliadora e com deliberação em Reunião Plenária.

A consulta pública, como em outras oportunidades, proporciona horizonte de conhecimento sobre o trabalho de muitos médicos que vai muito além de seu cotidiano profissional, incluindo os centros urbanos menores. Dos distinguidos com a Medalha, nove tinham ou têm suas atividades fora de Curitiba, como o Dr. Frank Ogatta, de Londrina, idealizador de projeto de atendimento preventivo itinerante a idosos da comunidade nipônica no Paraná. Formado em 1955 e gineco-obstetra, o Dr. Ogatta faleceu aos 90 anos em 2019. E ainda o pediatra e padre José Raul Matte, formado pela UFPR e que por mais de meio século se dedicou na atenção aos ribeirinhos da Amazônia. Ele foi o segundo a receber a titulação, em 1997, tendo falecido em maio de 2021, aos 87 anos.

Os homenageados

Confira a relação de homenageados desde a instituição da Medalha de Lucas, que teve mais de um contemplado em alguns anos e em outros anos não teve nenhum escolhido.

1996 - Dr. Hélio Brandão. Médico, professor, músico e escritor. Foi o primeiro a receber a Medalha, em reconhecimento ao seu trabalho de acolhimento e assistência a crianças e adultos vitimados por ingestão de produtos químicos. Foi o criador do chamado "Clube da Soda".

1997 - Dr. José Raul Matte. Médico pediatra e padre. Formado pela UFPR em 1959, foi ordenado padre pela Ordem de São Camilo. Teve passagens por São Paulo, Maranhão e Amapá. Coordenou centenas de missões de assistência aos ribeirinhos da Amazônia.

2000 - Dr.ª Zilda Arns Neumann. Fundadora da Pastoral da Criança.

2002 - Dr. Júlio Raphael Gomel. Fundador do Lar Bom Caminho, em Curitiba.

2003 - Dr. Jupiter Villoz Silveira. Um dos fundadores da Casa do Caminho, de Londrina.

2007 - Dr. José Maria de Araújo Perpétuo. Pioneiro em Palmas (PR) e envolvido em vários projetos sociais e de voluntariado.

2007 - Dr. José Justino Filgueiras Alves Pereira. Fundador de várias APAEs, incluindo de Curitiba e Ibiporã.

2007 - Dr. Ivan Beira Fontoura. Com histórico dedicado a causas sociais e humanitárias, especialmente às pessoas carentes do litoral.

2010 - Dr. João Manuel Cardoso Martins. Professor da PUC-PR durante 40 anos e propagador da ética e humanismo.

2011 - Dr. Frank Ogatta. Responsável pelo projeto médico de atendimento preventivo itinerante aos idosos da comunidade nipônica do Paraná.

2011 - Dr. Ehrenfried Othmar Wittig. Pioneiro e introdutor no Paraná de programa de triagem neonatal, o “Teste do Pezinho”.

2013 - Dr. Antonio Lucio Duarte. Fundador de várias APAEs, entre elas a Escola Mundo Colorido, em Francisco Beltrão.

2017 - Dr. Luiz Carlos Sobania. Professor e um dos idealizadores do projeto do Siate (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência), pioneiro no Brasil.

2017 - Dr. João Henrique Steffen Junior. Um dos fundadores do Curso de Medicina da UEL, do Hospital Evangélico de Londrina e do Rotary Club Londrina Norte.

2019 - Dra. Helen Anne Butler Muralha. Gineco-obstetra responsável por milhares de nascimentos e com dedicação também a projetos culturais e de apego à leitura entre as crianças.

2019 - Dr. Nobuaqui Hasegawa. Fundador do Hospital de Olhos de Londrina (Hoftalon) e responsável por inúmeros projetos filantrópicos e sociais em sua área de atuação.

2020 - Dra. Mariângela Batista Galvão Simão. Dedicação à saúde pública por mais de 40 anos, tendo integrado o projeto Mãe Curitibana e foi diretora do Departamento de DST/AIDS/Hepatites Virais do Ministério da Saúde.

2021 - Dra. Luci Yara Batista Pfeiffer. Pediatra que concentrou toda sua vida profissional em defesa da infância saudável e da proteção a crianças em situação de risco. Idealizadora do projeto Dedica (Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente).

2022 - Dr. Luiz Ernesto Pujol. Pediatra com histórico de meio século em prol da saúde e bem-estar das crianças, responsável pela implantação do serviço de pediatria na Santa Casa de Irati e também um dos fundadores do Dedica.

Saiba mais sobre a Medalha de Lucas e os homenageados AQUI.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios