18/12/2025

Médicos da atenção primária da saúde de Umuarama recebem orientação ética em palestra do CRM-PR

O encontro foi realizado na última sexta-feira (12) e contou com a participação do conselheiro Fabricio Kovalechen, que orientou médicos da Atenção Primária em Saúde sobre condutas profissionais e responsabilidades no exercício da medicina

clique para ampliarclique para ampliarDurante o encontro, o conselheiro Fabricio Kovalechen falou sobre ética médica, destacando a responsabilidade na emissão de atestados.(Foto: CRM-PR)
Médicos que atuam na Atenção Primária em Saúde (APS) de Umuarama participaram, na sexta-feira (12), de uma palestra ministrada pelo conselheiro do Conselho Regional de Medicina (CRM) do Paraná, Fabrício Kovalechen. O encontro, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, teve como foco a responsabilidade e a ética na emissão de atestados médicos, além de abordar outras demandas e deveres relacionados ao exercício da profissão.

"Foi um momento muito importante de aproximação com os médicos que estão na linha de frente de atendimento à população, em que foi possível informar e tirar as principais dúvidas dos colegas, com orientações práticas para que possam exercer a Medicina com segurança e responsabilidade", destaca o conselheiro.


A secretária municipal de Saúde, Dra. Lisbeth Scanavaca, acompanhou a atividade e destacou a relevância dos temas tratados, reforçando a importância da constante atualização e reflexão ética no atendimento prestado à população.

“Momentos como este fortalecem a prática médica e contribuem para a qualidade dos serviços oferecidos nas unidades de saúde do município”, afirmou. “Essas orientações são fundamentais para garantir segurança jurídica e ética ao médico e assegurar um bom atendimento ao cidadão. O compromisso com a boa prática médica é uma das nossas prioridades na gestão da saúde”, completou Dra. Lisbeth.

O evento reuniu médicos que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de diversos bairros, promovendo um momento de troca de experiências e atualização profissional.
De acordo com a Secretaria de Saúde, encontros dessa natureza fazem parte do programa permanente de capacitação e educação continuada da rede municipal, que busca aprimorar o trabalho das equipes e reforçar o compromisso com a humanização e a excelência dos serviços prestados à comunidade umuaramense.

FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE UMUARAMA, COM INFORMAÇÕES DO CRM-PR. 

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios