31/10/2019

Médicos homenageados em livro da série Quem é você?, com lançamento no dia 20 de novembro

Dentre outras personalidades, estão inseridos os perfis dos Drs. Jayme Zlotnik, José Carlos Gasparin Pereira, Lauro João Lobo Alcântara, Roberto Pirajá Moritz de Araújo e Solange Borba Gildemeister.

O lançamento da edição 2019 do livro “Quem é você?”, série de autoria do jornalista Luiz Renato Ribas, vai ocorrer das 19 às 21h de 20 de novembro, em noite de autógrafos no Clube Curitibano, em Curitiba. A obra, que integra o projeto Memórias Paraná, retrata profissionais que fizeram história no estado em diversas áreas, como as de medicina, direito, odontologia, engenharia e administração, entre outras. O livro será entregue gratuitamente aos presentes e contará com participação de homenageados.

A edição deste ano presta homenagem a cinco médicos de renome, os Drs. Jayme Zlotnik, José Carlos Gasparin Pereira, Lauro João Lobo Alcântara, Roberto Pirajá Moritz de Araújo e Solange Borba Gildemeister. Os depoimentos deles estão presentes, a exemplo de outros 44 médicos, no portal Médicos Paraná.

Natural de Curitiba, o Dr. Jayme Zlotnik (CRM-PR 1311) formou-se pela Universidade Federal do Paraná em 1956 e é especialista em otorrinolaringologia. Foi conselheiro do CRM-PR na gestão 1978-1983 e recebeu o Diploma de Mérito Ético-Profissional em 2006, ao completar o Jubileu de Ouro com histórico exemplar. Foi um dos fundadores da Associação Paranaense Contra o Fumo, entidade que acabaria contribuindo para a promulgação da Lei Federal que instituiu o 29 de agosto como Dia Nacional de Combate ao Fumo.

O Dr. José Carlos Gasparin Pereira (CRM-PR 3362), natural de São José dos Pinhais, formou-se em 1972 pela UFPR e é especialista em oncologia clínica e radioterapia. O Dr. Lauro João Lobo Alcântara (CRM-PR 4514) é natural de Apucarana e também se formou em 1972 pela Federal do Paraná. É especialista em otorrinolaringologia.

O Dr. Roberto Pirajá Moritz de Araújo (CRM-PR 1941) é nascido em Curitiba. Formou-se em 1966 pela UFPR e é especialista em pneumologia e tisiologia. Professor de pneumologia do curso de Medicina da Federal, foi presidente da Sociedade Paranaense de Tisiologia e Doenças Torácicas (SPTDT) e da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT). Em 2016 recebeu o Diploma de Mérito Ético do Conselho.

A Dra. Solange Borba Gildemeister (CRM-PR 3553), natural de Guarapuava, formou-se em 1972 pela UFPR, tendo título de especialista em ginecologia e obstetrícia. Professora do Departamento de Tocoginecologia da Universidade Federal do Paraná, foi diretora da Maternidade Victor Ferreira do Amaral. Integra a diretoria da Associação paranaense das Mulheres Médicas. Integrou o corpo de conselheiros do CRM-PR na gestão 1988-1993 e foi 1ª secretária.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios