09/10/2007

Médicos homenageados por trabalho ético e humanitário no Paraná

18 de outubro, DIA DO MÉDICO



Tradicional solenidade das entidades médicas ocorre em 18 de outubro; deferência é extensiva a todos os profissionais


O Conselho Regional de Medicina e a Associação Médica do Paraná realizam no dia 18 de outubro a tradicional solenidade do Dia do Médico. Inserido nas atividades comemorativas do cinqüentenário de fundação do CRM-PR, o evento vai ocorrer a partir das 19h no auditório da instituição, em Curitiba, e terá em destaque a homenagem a profissionais que são exemplos de trabalho ético e humanitário. O programa inclui a apresentação do grupo musical "Quarteto Graf" e a abertura da exposição "Pioneiros da Medicina do Paraná" no Espaço Cultural CRM.

Criada há 11 anos pelo Conselho de Medicina para reverenciar profissionais de reconhecida atuação em prol de causas sociais e humanitárias, a "Medalha de Lucas - Tributo ao Mérito Médico" será conferida este ano aos Drs. Ivan Beira Fontoura, José Maria de Araújo Perpétuo e José Justino Filgueiras Alves Pereira. O Diploma de Mérito Ético-Profissional, instituído em 1986, será entregue a 29 médicos que completaram 50 anos de formados com atenção aos princípios hipocráticos. Haverá ainda a homenagem póstuma ao Dr. Joachim Ernst Graf, com a entrega a seus familiares do Diploma de Honra ao Mérito pelos 63 anos de relação com a Medicina. O CRM ainda fará a premiação do 18.º Concurso de Monografia Ética e a AMP apresentará os destaques em "ensino e pesquisa" e em "prática médica".


Medalha de Lucas

A Medalha de Lucas somente tinha sido entregue a cinco médicos com reconhecida ação em prol de causas humanitárias, os Drs. Hélio Brandão, Zilda Arns Neumann, Júlio Raphael Gomel, Júpiter Villoz Silveira e José Raul Matte, também padre e que trabalha em prol dos ribeirinhos da Amazônia. Este ano, o CRM decidiu homenagear três outros profissionais. Um deles é o Dr. José Justino Filgueiras Alves Pereira, que está completando 60 anos de formado e que, aos 84 anos, continua atendendo diariamente na APAE de Ibiporã, cidade onde reside, dando atenção a portadores de transtornos mentais. Filho de médico e com dois irmãos médicos, o Dr. José Justino está há mais de 50 anos integrado ao Movimento Apaeano, tendo sido fundador de várias APAEs, como de Curitiba e Ibiporã, e presidido a Federação Nacional das APAEs. Foi deputado estadual e federal, secretário estadual de Saúde e chefe de gabinete dos Ministérios da Educação (gestão de Ney Braga) e da Saúde (Mário Lemos).

Outro homenageado, o Dr. Ivan Fontoura, pediatra com 56 anos de profissão, também se destaca pelas ações sociais e humanitárias. Também ex-secretário estadual de Saúde, ele já recebeu o Diploma de Mérito Ético pelo Jubileu de Ouro e, após aposentar-se na Capital, dedicando-se principalmente aos pacientes do Hospital Infantil Pequeno Príncipe, passou a realizar trabalho médico voluntário em uma vila de Paranaguá e na Ilha do Mel, onde foi morar. À véspera da homenagem ele completa 81 anos. Colega de turma do Dr. Ivan, o Dr. José Maria de Araújo Perpétuo também vai receber a Medalha de Lucas. Um dos primeiros médicos de Palmas, cidade onde reside e pela qual foi prefeito duas vezes, foi responsável pela construção da Clínica São José e Maternidade Dona Flávia, dirigindo-as por quase 50 anos, sempre priorizando a solidariedade. Médico incorporado ao Projeto Rondon, em 2000, e depois à Funasa, continua atendendo até hoje, de segunda a sexta-feira, uma comunidade indígena de caingangues, que fica a 6 km de Palmas e tem 712 residentes.






Relação de Médicos a serem homenageados pelo Jubileu de Ouro:


- DR. ABELARDO DE ARAÚJO MOREIRA, de Arapongas.

- DR. ALUÍSIO TELMO MAIR, de Cambará.

- DR. ANUAR SELEME, de Palotina.

- DR. ARLINDO PEDRINHO FERRI,de Marialva.

- DR. ARYZONE MENDES DE ARAÚJO, de Francisco Beltrão.

- DR. CARLOS ALEXANDRE FERREIRA DA SILVA, de Maringá.

- DR. EDMAR PACHECO, de Ponta Grossa.

- DR. ENÉAS PASSOS, de Curitiba.

- DR. FELIPOS LIBOS, de Londrina.

- DR. FLÁVIO SUPLICY DE LACERDA JÚNIOR, de Curitiba.

- DR. GUAJARÁ JESUS DA CRUZ GAZZALLE, Dois Vizinhos.

- DR. ILSON CARLOS SCHULER, de Curitiba.

- DR. JURANDY CARRILHO FERNANDES, de Pérola.

- DR. LIVIO ANTONIO GULIN, de Curitiba.

- DR. MANOEL MARTIN, de Jaguapitã.

- DR. MAURO SCARAMUZZA, de Curitiba.

- DR. MAX MORDECKA ZUGMAN (In Memoriam), de Curitiba.

- DR. MILTON PIZZATTO ZILIOTTO, de Curitiba.

- DR. NÉLIO RIBAS CENTA (In Memoriam), de Curitiba.

- DR. NILTON PICHETH, de Curitiba.

- DR. PEDRO PAULO NOLASCO, de Londrina.

- DR. ROBERTO ANTONIO CARNEIRO, de Curitiba.

- DR. ROBERTO MÁRIO CLAUSI, de Curitiba.

- DR. RONALD LUZ, de Curitiba.

- DR. RUBENS DE CONTI, de Curitiba.

- DR. RUY FERREIRA, de Maringá.

- DR. SAID FELÍCIO FERREIRA, de Maringá.

- DR. TÁCITO MORAES RÊGO, de Londrina.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios