09/12/2021

Médicos inscritos no Paraná podem solicitar certificação digital online se atenderem aos requisitos

Quem se registrou a partir de 2011 ou atualizou os dados biométricos no CRM-PR após essa data poderá fazer o certificado pelo site. Os demais deverão agendar o atendimento. Serviço é oferecido pelo CFM e não tem custo

A partir de 1º de dezembro de 2021, o Conselho Federal de Medicina (CFM) disponibilizou um novo serviço a todos os médicos brasileiros: o Certificado Digital do CFM, gratuito para quem estiver adimplente com o sistema conselhal. 

Com o Certificado Digital oferecido pelo CFM, os médicos poderão assinar digitalmente documentos médicos, agilizar os procedimentos de consulta e usar a assinatura digital na prescrição de exames e receituários – inclusive de controle especial. O certificado também poderá ser usado na assinatura de outros documentos, como procurações e contratos, e na relação com a Receita Federal e outros órgãos governamentais. Tudo isso com a garantia de autoria, integridade e autenticidade do documento, de maneira ágil e sem a necessidade de impressão em papel.

Como funciona no Paraná

Quem fez sua inscrição a partir de 2011 ou atualizou seus dados biométricos no CRM após essa data, poderá fazer o Certificado Digital por meio do CRM Virtual (clique aqui para acessar o site - lembrando que a senha é diferente da utilizada no Portal de Serviços do CRM-PR).

Caso não consiga fazer a emissão por este caminho, o médico deverá fazer o agendamento prévio e comparecer à sede ou Regional para atualização dos dados cadastrais e solicitação do pedido de certificação.

Após finalizado o processo, o médico deverá baixar o aplicativo Vidas, por meio do qual ele poderá assinar digitalmente os documentos.

Em caso de dúvidas ou para agendar atendimento, entre em contato pelos canais abaixo:

Sede, em Curitiba

O agendamento deverá ser feito preferencialmente pelo Whatsapp nos números (41) 3240-4035 ou (41) 3240-4031 ou por e-mail no deiqp@crmpr.org.br

Regionais

Cascavel: agendamento pelo telefone (45) 3039-2368 ou e-mail cascavel@crmpr.org.br
Foz do Iguaçu: agendamento pelo telefone (45) 3572-4770 ou pelo e-mail fozdoiguacu@crmpr.org.br
Londrina: agendamento pelo telefone (43) 3321-4961 ou pelo e-mail londrina@crmpr.org.br
Maringá: agendamento pelo telefone (44) 3224-4329 ou pelo e-mail maringa@crmpr.org.br
Pato Branco: agendamento pelo telefone (46) 3225-4352 ou pelo e-mail patobranco@crmpr.org.br

Portal de Serviços

O CRM-PR continua utilizando seu próprio Portal de Serviços para emissão de certidões e declarações, pagamento de anuidade e outras taxas além de emissão de receitas, atestados e solicitações de exames e reforça que os médicos do Estado utilizem somente os serviços disponíveis localmente no https://servicos.crmpr.org.br/portal/

Os serviços web oferecidos pelo CRM-PR dispensam a utilização de assinatura digital por terem um validador próprio, porém é importante reforçar que a certificação digital do CFM pode ser utilizada também para outros documentos e serviços online não vinculados aos Conselhos. 

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios