15/04/2020

Médicos paranaenses conclamados a prestar atendimento voluntário remoto durante a pandemia

Programa Telemedicina Paraná foi lançado no dia 13 e engaja profissionais para desafogar serviços e ajudar colegas na linha de frente do combate à doença; etapa inaugural já reuniu 120 médicos

O Governo do Paraná, com apoio do CRM-PR e da AMP, retomou o cadastramento de médicos voluntários em todo o Estado para atuar em reforço à retaguarda do enfrentamento do novo coronavírus. Os profissionais dispostos a contribuir com a população paranaense e com os colegas que estão na linha de frente podem se engajar no programa Telemedicina Paraná, lançado oficialmente na segunda-feira (13) pelo governador Ratinho Júnior, pelo secretário da Saúde, Beto Preto, e pelo superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona. O sistema vem em reforço às centrais de atendimento que orientam e tiram dúvidas sobre a doença, em etapa inicial suprida especialmente por bolsistas das várias áreas de formação em saúde.

O recrutamento de médicos voluntários para atendimento remoto alcança todas as regiões do Estado. Os que tenham interesse e disponibilidade para doar algumas horas do seu dia para a iniciativa precisam efetuar seus cadastros na plataforma “Paraná Maior Que o Covid-19”. Após o cadastro, receberão informações sobre capacitação para uso da plataforma, carga horária que será doada e outras informações sobre protocolo de atendimento. A plataforma online para cadastro dos médicos interessados em fazer atendimento voluntário aos pacientes com suspeitas da Covid-19 pode ser acessada aqui.

A primeira de adesão teve 120 médicos que se apresentaram para atuar de forma remota em ajuda à proposta de desafogar os serviços de saúde neste momento. Contudo, além da procura demonstrada pelos profissionais, também as autoridades sanitárias observaram haver necessidade de um número maior de médico atuando sob as possibilidades da telemedicina. Quando do atendimento pelo médicos nos meios digitais, o paciente poderá ter os encaminhamentos necessários, como direcionado à avaliação presencial ou até mesmo para prescrição medicamentosa.

O serviço recém-lançado pelo governo estadual pode ser acessado de qualquer localidade paranaense, pelo site www.coronavirus.pr.gov.br ou pelo aplicativo Telemedicina Paraná, disponível para os sistemas Android e iOS. Como justificado pela SESA, os objetivos são contribuir com a proteção dos profissionais de saúde e com o Distanciamento Social Ampliado (DSA), em conformidade com as recomendações das autoridades sanitárias do Sistema Único de Saúde (SUS).

O CRM-PR vem incentivando a adesão dos médicos, entendendo ser esse o seu papel em situações de risco à saúde pública. O presidente da autarquia, Roberto Yosida, avalia que há expressivo número de médicos dispostos a cooperar neste momento, ainda mais quando afastados de suas atividades habituais. Ele destaca que o CFM reconheceu a eticidade da utilização da telemedicina, em caráter de excepcionalidade e enquanto durar as medidas de enfrentamento ao coronavírus.

O cadastramento dos médicos pode ser feito aqui.

Confira aqui a noticia do lançamento do novo sistema.

Confira aqui como funcionam as centrais de atendimento orientam e tiram dúvidas sobre o coronavírus.

Abaixo, vídeo gravado pelo presidente do CRM-PR, Roberto Yosida, sobre a importância do uso da telemedicina neste momento.

Link: https://youtu.be/m9RfzezWHVg 

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios