10/10/2011

Médicos paranaenses estão engajados na luta por uma saúde digna

Segurança para o exercício da profissão e assistência médica de qualidade são "bandeiras" levantadas pelos profissionais durante o mês de outubro.




No mês em que se comemora o dia do médico e também o aniversário de 23 anos do Sistema Único de Saúde (SUS), entidades médicas nacionais e estaduais estão mobilizadas para apresentar às autoridades públicas e à sociedade brasileira reflexões sobre as atuais condições da assistência médica no País. Os conselhos de medicina lançaram a href="http://portal.cfm.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=22293:cfm-lanca-campanha-do-dia-do-medico&catid=3" target="_blank">campanha publicitária "Eu luto pela saúde" e também estão organizando, no dia 25 de outubro, um manifesto em defesa do SUS e de melhores condições para o trabalho médico. No Paraná, além das href="https://www.crmpr.org.br/lista_ver_noticia.php?id=4787" target="_blank">atividades sociais comemorativas, o Conselho Regional de Medicina e demais instituições representativas dos médicos estão desenvolvendo ações que se voltam à valorização da profissão e a conscientização da população.



Dia de Mobilização dos Médicos do SUS

Após a paralisação do atendimento aos planos de saúde, realizada no dia 7 de abril, e do dia nacional de protesto contra os abusos praticados pelos planos de saúde, realizado em 21 de setembro, médicos do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo País decidem protestar contra a precariedade do setor público. No Paraná, as entidades médicas estão programando um ato público na Capital em que médicos distribuirão folhetos informativos no dia 25 de outubro. O objetivo é chamar a atenção da sociedade para as condições de trabalho e os problemas que impedem a melhoria no atendimento à população. De acordo com o presidente do CRM-PR, Carlos Roberto Goytacaz Rocha, mais recursos para saúde, salários condizentes com a responsabilidade médica, carreira de Estado para os médicos, melhores condições de trabalho, fim das privatizações no setor, autonomia dos profissionais e gestão mais eficiente são "bandeiras" defendidas pelos médicos. "Buscamos segurança para o exercício da profissão e queremos a garantia de acesso e assistência de qualidade à população", afirma.


Cada estado irá definir a forma do manifesto em sua região. Alguns farão passeatas, fiscalização aos hospitais públicos, coletivas de imprensa, paralisação do atendimento (respeitando as urgências e emergências), etc. O protesto já conta com o apoio da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB). No dia 29 de setembro a entidade encaminhou uma circular aos responsáveis pelas instituições filiadas para comunicar apoio à mobilização. A posição foi aprovada em Assembleia Geral do Conselho de Administração da CMB. "Peço [...] apoio necessário ao movimento, considerando as particularidades de sua região, para que sejam alcançadas repercussão positiva nas negociações e na qualidade de atendimento no SUS", diz no documento o presidente da CMB, José Reinaldo Nogueira de Oliveira Junior.



Luto pela saúde

Um href="https://www.crmpr.org.br/fotos/fotos/9570dacf6e.jpg" target="_blank">banner na fachada da sede do Conselho Regional de Medicina do Paraná em Curitiba chama a atenção para a campanha de valorização médica. Além disso, outdoors espalhados pelo Estado, spots de rádio veiculados nas principais emissoras de rádio e cartazes encaminhados aos hospitais, faculdades e sociedades de especialidades médicas são as principais ações para chamar a atenção da sociedade para a luta dos médicos pela saúde e pela vida. "A população não está sozinha na busca por uma saúde digna. Nós também lutamos para que a população tenha uma assistência de qualidade", afirma o vice-presidente do CRM-PR, Alexandre Gustavo Bley, fazendo referência à campanha "href="https://www.crmpr.org.br/dia-do-medico/" target="_blank">Eu luto pela saúde". "Com a mobilização queremos chamar a atenção das autoridades e da população", explica.




Cartilha do SUS

No ano em que o Sistema Único de Saúde (SUS) completa 23 anos, o Conselho Federal de Medicina em parceria com os Regionais lança a cartilha href="http://portal.cfm.org.br/images/stories/pdf/cartilhadosus.pdf" target="_blank">"SUS em perguntas e respostas - Uma contribuição dos conselhos de medicina para entender o Sistema Único de Saúde". O objetivo é ajudar a sociedade a entender o que é o SUS, reconhecer seus méritos e lutar pela defesa e aperfeiçoamento do Sistema - que é resultado da luta democrática pela melhoria da assistência à população e que hoje consolidou-se como uma das maiores políticas sociais do mundo, tornando-se referência internacional, mesmo enfrentando problemas relacionados à necessidade de mais recursos.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios