12/04/2019

Médicos paranaenses pelo mundo, espaço que o CRM-PR estreia no dia 16 de abril

Objetivo é mostrar a trajetória de profissionais que se lançaram a outros países em busca de conhecimento e para contribuir à Ciência

O Conselho Regional de Medicina do Paraná estreia em seu Portal e demais meios informativos a coluna “Médicos Paranaenses pelo Mundo”, contando um pouco da trajetória daqueles que, realizando seus sonhos, lançaram-se em novos desafios e perspectivas profissionais e pessoais. Trata-se de espaço jornalístico que propõe expor exemplos de confiança e perseverança com personagens reais, saídos do convívio familiar ou médico do Paraná para desbravar novos horizontes, contribuindo para Ciência e para elevar o nome da Medicina. “Afinal, o conhecimento precisa ser compartilhado e propagado e não aprisionado em delimitações, sejam quais forem”, como nos ensina um médico imigrante que fez o caminho oposto para trabalhar e ensinar por aqui.
 
A ideia surgiu como sugestão de conteúdo para a revista Iátrico e ganhou corpo a partir de contato com jovens médicos que deixavam o país em busca de especialização. A interação mostrou universo grande de profissionais dispostos a aprimorar seus conhecimentos e ter proximidade com outras culturas, em especial em países da Europa e também Estados Unidos e Canadá. Também expôs a boa formação, dedicação e capacidade de nossos médicos, aos poucos integrados aos principais centros acadêmicos e de pesquisa do Planeta. Mesmo que a distância da terra natal, enriquecem a Ciência com avanços que se serão benéficos à população de hoje e futuras gerações.


Personagem de estreia

A escolha do personagem de estreia não seguiu nenhum critério preestabelecido, mas circunstâncias casuais que permitiram ser ele o primeiro entrevistado, com a publicação coincidindo com a comemoração de seu 44º aniversário, no dia 16 de abril. Nascido em Paranavaí, noroeste paranaense, e filho de médico, o Dr. Jorge Sergio Reis Filho (CRM-PR 17.437), formou-se há duas décadas pela Universidade Federal do Paraná e fez em seguida residência médica em Patologia. Seu interesse por genética e patologia levou-o a Portugal, de onde foi alçado, por sua competência e dedicação, ao curso de doutorado no Institute of Cancer Research, em Londres (Inglaterra), e, depois, a líder do time de patologia molecular e a professor catedrático, em 2010. Nesse mesmo ano, recebeu dois prêmios que o projetaram no meio acadêmico: o Ramzi S. Contran Cientista Jovem, da Academia de Patologia dos Estados Unidos e Canadá, e o Líderes do Futuro, do Cancer Research UK.

Em 2012 radicou-se nos Estados Unidos e, dois anos depois, já era apontado como uma das “mentes científicas” mais influentes do mundo por renomada publicação. Atualmente, é chefe do Serviço de Patologia Experimental do Memorial Sloan Kettering Cancer Center, em Nova York, onde lidera um grupo de pesquisas em alterações genéticas causadoras de tumores raros e na análise da heterogeneidade genética em tumores. Casado com a bioquímica alemã Britta Weigelt, diretora do laboratório de pesquisa em tumores ginecológicos do mesmo centro em que trabalha, o cientista diz dividir com a esposa e os demais pesquisadores da instituição o desejo de prosperar na busca por formas de se curar o câncer.

Dos “Paranaenses pelo Mundo” a integrar o rol estará o Prof. Dr. Ricardo Alexandre Hanel (CRM-PR 15.831), natural de Araruna e que se graduou em janeiro de 1997 pela Universidade Federal do Paraná. Diretor do Baptist Neurological Institute, de Jacksonville, Flórida (EUA), ele se constitui hoje num dos mais renomados neurocirurgiões. Formado apenas dois anos antes do Dr. Jorge Filho, ele está nos Estados Unidos desde 2001, sendo casado com a médica Dra. Martina, também nascida no interior do Paraná e formada pela PUCPR em janeiro de 2000, mas que não está no exercício da atividade.

O CRM-PR está receptivo a indicações de médicos paranaenses que se encontram em formação ou atuação profissional em outros países e que podem vir a compor a coluna criada. Ao mesmo tempo, dirige especial agradecimento ao Prof. Cícero de Andrade Urban, por possibilitar importante gama de contatos, e também ao Dr. Guilherme Santos Piedade, que há pouco mais de um ano, ao iniciar residência em neurocirurgia do Hospital Universitário de Düsseldorf, Alemanha, concedeu entrevista que serviu de ponto de partida para formatar um modelo de compartilhamento de histórias da vida de graduados em Medicina fora do Brasil. O agradecimento do Conselho também aos familiares dos médicos que contribuíram para que os contatos fossem concretizados.

Sugestões de personagens/médicos em estudos ou atuação fora do Brasil podem ser encaminhadas por e-mail (comunicacao@crmpr.org.br), com formas de contato. Será observada a ordem de indicações. As publicações das entrevistas estão previstas de ocorrer a cada duas ou três semanas e poderão vir a compor conteúdo de livro ou da revista Iátrico, sob autorização dos entrevistados.

 

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios