20/09/2006

Médicos peritos do INSS suspendem greve

Atendimento volta ao normal hoje nos postos; ainda não está certo se os dias parados serão descontados
Os médicos peritos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) decidiram ontem suspender a greve, iniciada na sexta-feira, diante da promessa de mais segurança nas agências de atendimento e da revisão no cálculo da principal gratificação que recebem. O atendimento volta ao normal hoje e ainda não está certo se os dias parados serão descontados.

Em votação eletrônica, cerca de 65% dos médicos aceitaram encerrar a paralisação. A Associação Nacional dos Médicos Peritos, porém, não descarta nova greve se episódios de violência voltarem a ocorrer.

"Não queremos ficar brincando de anunciar greve em cima de greve. Mas a qualquer momento, se continuarem esses casos de violência, podemos recrudescer o movimento, sim", disse ontem Luiz Carlos Argolo, vice-presidente da associação.

A insatisfação dos médicos com as condições de trabalho e as agressões de segurados transformou-se em paralisação depois do assassinato de Maria Cristina Souza da Silva, chefe da perícia médica de Governador Valadares (MG), na quarta-feira da semana passada. Ela estava em seu carro, indo para o trabalho, e foi morta com três tiros no tórax, disparados por um homem em uma bicicleta.

Anteontem, o Ministério Público Federal determinou que ao menos 30% dos atendimentos não poderiam ser interrompidos, por se tratar de serviço público fundamental.

Nas negociações, o INSS aceitou enviar, por carta, o resultado das perícias a partir do dia 29 deste mês; dotar as novas unidades de atendimento de equipamentos de vigilância e melhor controle de segurança.

Até amanhã, o instituto também deve apresentar um estudo das agências com maior índice de ameaças e agressões contra médicos.

"Com mais de 1.200 agências da Previdência no Brasil, o percentual deve ser bem superior a 10%", estimou Argolo.


Gratificação

O INSS também prometeu fazer um "expurgo" no cálculo da Gdamp -gratificação para os atendimentos realizados em até cinco dias, a contar da data do pedido.

Segundo Argolo, a conta é prejudicada por recursos e detalhes burocráticos, e muitos médicos podem perder o benefício se isso não for alterado.

Além disso, avaliou Argolo, os mutirões realizados em diversos Estados não valem pontos para a gratificação, que, em geral, dobra o valor do salário dos médicos.


Folha de S.Paulo - 20/09/2006




Acaba greve de peritos

Instituto decide entregar os resultados das perícias por meio de cartas, e categoria resolve suspender o movimento
A greve dos peritos do Instituto Nacional do Serviço Social (INSS) foi encerrada após o órgão garantir que os resultados das perícias serão entregues por meio de cartas registradas a partir do dia 29 de setembro. A previsão anterior era de que isso ocorreria em 16 de outubro.

De acordo com o INSS, as unidades de atendimento também passarão a contar com o sistema de vigilância eletrônica para garantir a segurança dos peritos. A categoria reclama das agressões que recebe por parte de segurados que se sentem contrariados com a entrega dos laudos ao fim da perícia.

A assembléia da categoria que decidiu pelo fim da greve ocorreu ontem. Desde segunda-feira, representantes da Agência Nacional dos Médicos Peritos (ANMP) e do INSS retomaram as negociações.


Pauta

A categoria está em greve por tempo indeterminado desde a última sexta-feira. Os profissionais reivindicavam o atendimento a uma pauta cujo principal foco é o aumento da segurança no local de trabalho.

Com a antecipação do resultado por carta, a categoria vai abrir mão de uma outra reivindicação, que é a presença de seguranças armados nas agências de atendimento.

Na segunda-feira, o procurador da República Peterson de Paula Pereira havia informado que os peritos tinham até hoje para retornar ao trabalho. Do contrário, o Ministério Público iria entrar com uma ação para restabelecer o serviço.

Apesar da greve, 30% dos peritos estão trabalhando para atender casos de urgência. Foram mantidos os atendimentos aos maiores de 65 anos, ao segurado que precisa do acompanhamento para locomoção, aos portadores de doenças graves e aos que precisam da perícia para retornar ao trabalho.


Jornal de Brasília - 20/09/2006




Peritos encerram greve e servidores param

Os médicos peritos do INSS decidiram ontem encerrar a greve que completava quase uma semana. A decisão foi tomada após a assinatura de um acordo com o governo. Mas os segurados terão dificuldade para passar pelos exames. Os servidores administrativos da Previdência vão cruzar os braços hoje e amanhã e podem decretar paralisação por tempo indeterminado. Os médicos entraram em greve para protestar contra a falta de segurança no trabalho. Pelo acordo, o INSS antecipará para o dia 29 as mudanças na notificação do resultado da perícia, antes previstas para 16 de outubro. O instituto fará também um levantamento sobre a necessidade de contratação de mais vigias para os postos de atendimento.


O Estado de S.Paulo - 20/09/2006

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios