14/12/2007

Médicos querem receber por plantão a distância


A Associação Médica de Londrina (AML) está encabeçando um movimento para que os profissionais passem a receber pagamento pelos plantões a distância, modalidade que dispensa a presença do médico no hospital durante o período contratado, mas exige disponibilidade para atendimento imediato no caso de necessidade. Hoje, o profissional só é remunerado quando é acionado.

De acordo com o secretário geral da AML, Rubens Martins Junior, o Conselho Regional de Medicina (CRM) divulgou normativas determinando a necessidade de pagamento. Segundo ele, a posição da entidade é de diálogo. ''Quero deixar claro que é um direito dos médicos e estamos buscando uma solução para evitar a paralisação'', declarou. Martins disse que se os plantonistas deixarem de atender em alguns hospitais, a consequência seria o inchaço dos setores de outras instituições.

A primeira reunião entre AML, CRM, Sindicato dos Médicos do Norte do Paraná e dos hospitais foi na semana passada. A expectativa é que a situação seja resolvida nos próximos 90 dias. ''Queremos negociar essa situação de maneira bastante tranquila'', acrescentou Martins.

A Secretaria Municipal de Saúde é responsável pela gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) em Londrina. Para a secretária Marlene Zucoli, a solução depende de acordo entre os profissionais, o poder público e os convênios particulares, uma vez que o plantonista fica à disposição para atender tanto ao SUS quanto aos privados.

Uma possível solução, segundo ela, é firmar convênios extras para que os hospitais possam bancar o pagamento dos plantões aos médicos. ''Da parte do município, estamos dispostos a negociar. A conversa até agora foi promissora'', disse.

Hoje, o repasse mensal dos plantões feito pelo SUS para os hospitais é realizado de acordo com o índice de atendimento de cada instituição. O valor médio pago por consulta é de R$ 40,00, mais o procedimento, como cirurgias.


Fonte: Folha de Londrina (PR)

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios