11/07/2022

Médicos recém-inscritos em Maringá são recepcionados pelo CRM-PR em reunião ética

Encontro virtual foi realizado na tarde da última sexta-feira, 8, e contou com a participação de oito médicos formados no Brasil e também no exterior, aprovados no Revalida

O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) realizou na tarde da última sexta-feira, 8, a tradicional reunião ética de boas-vindas aos médicos recém-inscritos pela Representação Regional de Maringá. Realizado de forma virtual, o encontro contou com a participação de oito médicos formados no Brasil e também no exterior, aprovados no exame Revalida.

clique para ampliarclique para ampliarReunião ética contou com participação de oito médicos recém-inscritos pela Representação Regional de Maringá (Foto: Reprodução)
Os novos médicos foram recepcionados pelo presidente do Conselho do Paraná, Roberto Issamu Yosida, pelo vice-presidente Wilmar Mendonça Guimarães, pelo tesoureiro Fábio Luiz Ouriques e pelo gestor do Departamento de Fiscalização do Exercício Profissional (Defep), Carlos Roberto Naufel Junior. 

Abrindo a reunião, o presidente Roberto Yosida agradeceu a participação de todos os convidados e também dos conselheiros presentes. Na sequência, o vice-presidente Wilmar Guimarães expressou alegria em estar em contato com os novos profissionais, destacando que o CRM-PR está presente em 106 municípios do Paraná por meio de suas Representações.

O gestor do Defep, conselheiro Carlos Naufel, também deu as boas-vindas aos presentes e explicou o funcionamento do Departamento de Fiscalização, que tem como um de seus principais objetivos a melhoria dos serviços de assistência médica. Também abordou o programa de Educação Médica Continuada (EMC) do CRM-PR, que disponibiliza de forma gratuita aulas online sobre temas técnicos, de diversas especialidades.

Já o conselheiro Fábio Ouriques, tesoureiro do Conselho, explicou aos novos profissionais a origem dos Conselhos de Medicina no Brasil, como estão organizados e o motivo de sua autonomia administrativa e financeira. Além disso, chamou a atenção para alguns temas relevantes ao exercício profissional, como o cuidado com a publicidade médica, o zelo em relação ao prontuário médico e a atenção redobrada nas trocas de plantão e nos pacientes que retornam.

Após as falas iniciais, o presidente do CRM-PR apresentou aos novos médicos as principais atividades e funções da autarquia (cartorial, fiscalizatória, educativa e judicante). "É uma satisfação receber cada um de vocês", afirmou. "A Medicina é feita de confiança. Se você desconfiar do piloto, você não entra no avião. E assim também é na Medicina. Queremos que todos vocês sejam excelentes profissionais, porque todos nós somos pacientes", destacou o presidente.

Os oito profissionais inscritos pela Regional de Maringá são egressos da Universidade Estácio de Sá – Campus Presidente Vargas e das universidades estrangeiras Universidad Privada Abierta Latinoamericana, Universidad Cristiana de Bolivia e Universidad de Aquino – UDABOL (Bolivia); Universidade de Moron (Argentina); e Universidad Politecnica y Artistica del Paraguay, todos aprovados pelo exame Revalida.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios