Mensagem do Ministro - Dia do Médico

A celebração do Dia do Médico se reveste de um significado especial. É uma oportunidade de reconhecer o trabalho incansável do profissional da Medicina em todo o Brasil e também de propor uma reflexão sobre as mudanças ocorridas nos últimos anos. Não tenho dúvidas de que cabe aos médicos uma parcela importante do crédito pelo sucesso das políticas públicas em curso.
O ano de 2010 tem sido singular para a categoria médica, com o início da vigência de um novo Código de Ética Médica que acompanha a dinâmica da profissão e os avanços tecnológicos.

Temos como legítima a preocupação dos profissionais de buscar permanentemente melhores condições de trabalho e de formação. Foi esse raciocínio que nos impulsionou à aposta em carreiras do Sistema Único de Saúde.

Fizemos um grande esforço para corrigir as tabelas de remuneração profissional, além de investir em hemodiálise, transplantes, oncologia e doenças cardiovasculares, entre outras áreas. Os profissionais ganharam com a melhoria da estrutura de trabalho e de remuneração pelos serviços.

Nossa atenção ao profissional estendeu-se à sua formação. Pela primeira vez, foram fechadas escolas médicas e colocadas sob supervisão outras que não cumprem requisitos de qualidade.

Entre os grandes avanços, cito o Pró-Saúde, que já beneficiou 97 mil estudantes de graduação reforçando a integração ensino-serviço; o PET-Saúde, pelo qual financiamos 8.721 bolsas de estudo por mês; e o Pró-Residência, com que fortalecemos a concessão de bolsas para médicos residentes em áreas de atuação prioritárias no SUS.

Somamos conquistas desde a revalidação dos diplomas obtidos no exterior e o abatimento de dívidas no Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior - o FIES - para aqueles que venham a prestar serviços em localidades onde há carência de profissionais.

Por fim, destaco o Telessaúde Brasil. Esta é a ferramenta com que viemos apoiando substancialmente a atividade médica ao dar a oportunidade de uma segunda opinião, de forma remota, às equipes de Saúde da Família espalhadas pelas cinco regiões do país. São hoje 1.054 pontos do Telessaúde em Unidades Básicas de Saúde. Em dois anos, evitamos 117 mil deslocamentos de pacientes de pequenos municípios para as regiões metropolitanas.

A despeito da carência de recursos, o SUS é reconhecido mundialmente como um modelo de inclusão social. Isso só é possível com a dedicação de milhões de trabalhadores de saúde, entre os quais mais de 300 mil médicos.

Com o meu abraço pelo Dia do Médico, deixo a certeza de que, em pouco mais de três anos e meio como ministro, empreendemos todos os esforços para tê-los reconhecidos e dignificados.

Um abraço a todos os médicos brasileiros. Parabéns e muito obrigado.


Ministro da Saúde - José Gomes Temporão

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios