04/05/2007

Ministro da Educação confirma Antonio Carlos Lopes na Residência Médica


O ministro da educação, Fernando Haddad, acaba de confirmar o nome do professor dr. Antonio Carlos Lopes como secretário executivo da Comissão Nacional de Residência Médica. Dessa forma, contempla uma expectativa de entidades médicas de todo o país. A indicação vem reafirmar a importância da participação dos profissionais de medicina nesse processo como peça fundamental para a resolução dos problemas, para a melhoria e a democratização da residência médica.

Nessa nova fase de governo, Antonio Carlos Lopes se comprometeu a investir ainda mais na visão humanista, destronando o enfoque tecnicista que prioriza exclusivamente aspectos tecnológicos da medicina. A Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) do MEC dará continuidade à revisão dos currículos de todas as especialidades médicas para valorizar, acima de tudo, os princípios humanísticos da assistência à saúde, além das particularidades regionais. Simultaneamente, dará ênfase à promoção de saúde, à prevenção, à eficácia do diagnóstico e do tratamento, à reabilitação e reintegração à sociedade.

Secretário da CNRM nos últimos três anos, Antonio Carlos Lopes também é professor titular da Disciplina de Clínica Médica do Departamento de Medicina da Unifesp. No MEC abriu os canais necessários à ampliação da participação das entidades médicas nacionais, das sociedades de especialidades e da academia, encaminhando demandas relevantes. Mais 700 vagas para residentes foram criadas no período, e critérios rigorosos implantados para avaliar os cursos. Houve a preparação de equipes exclusivas para percorrer o país, resolvendo problemas da residência e fechando as sem condições de bem formar.

A valorização da preceptoria, dos preceptores e a luta para impedir que o residente fosse utilizado como mão-de-obra barata viraram prioridades do Comissão Nacional de Residência Médica. A adequação da duração dos vários programas das especialidades finalmente ocorreu, assim como a criação de novas áreas, como a Medicina do Esporte.
Antonio Carlos Lopes foi pioneiro, por exemplo, ao criar um curso de atualização e formação à distância mesclando a tecnologia da rede mundial de computadores ao satélite, levando, assim, o conhecimento de excelência a 20 regiões fronteiriças.

Batizada de Curso Livre de Atualização para Médicos Residentes, a iniciativa foi a grande vencedora do Prêmio Hospital Best 2006, tradicional iniciativa da Associação Brasileira de Marketing em Saúde. O principal critério considerado na definição do projeto vitorioso foi o uso inovador de novas tecnologias para a difusão do conhecimento de excelência aos residentes de medicina, ação de relevância para a adequada formação profissional, para a criação de um padrão nacional de qualidade e à melhoria do atendimento aos cidadãos.


Fonte: Acontece Comunicação e Notícias

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios