15/06/2009

Morre o ex-secretário estadual Goyá Campos

O ex-secretário de Justiça do governo Requião, o advogado Goyá Campos, foi sepultado no último sábado (13), às 11 horas, no Cemitério Municipal. Ele morreu sexta-feira (12), aos 80 anos, vítima de fibrose pulmonar. Amigos e parentes acompanharam o velório no Palácio das Araucárias. O governador Roberto Requião (PMDB) decretou luto oficial de três dias.


Campos era tido pelos amigos e pessoas que acompanharam sua trajetória na vida pública como uma pessoa simples, competente e que não cultivava inimigos políticos, embora tenha militado no PMDB e se posicionado de forma marcante no grupo político do governador.


O assessor especial de Requião, Nizan Pereira, militou ao lado de Campos nos últimos 35 anos e ambos integravam atualmente o Conselho Penitenciário do Paraná. "Tivemos uma relação política e fraterna, sempre estivemos do mesmo lado. Era um homem simples que ocupou diversos cargos na administração pública, mas que poderia ser encontrado a cada minuto nas ruas da cidade. Quadros como ele dificilmente aparecem na política, tanto é que ele era amigo de todos", afirmou Pereira.


O deputado estadual Caito Quintana (PMDB), que era chefe da Casa Civil de Requião e também conviveu com Goyá, definiu o ex-secretário como um advogado muito capaz, conceituado e sério.

Além do trabalho no governo, Quintana lembra que ele atuou em muitas causas políticas porque era especializado em direito eleitoral e sempre teve a confiança das pessoas no meio. "Ele era boa gente, um grande amigo, até os adversários gostavam dele", disse o deputado.


O governador Roberto Requião divulgou nota oficial declarando que perdeu um grande companheiro. "Por um longo tempo caminhamos juntos em defesa dos interesses paranaenses, da justiça e da administração pública. Lamento profundamente a morte do Goyá. Esperava vê-lo ainda por muitos anos ao nosso lado, já que foi um advogado brilhante e um servidor público extremamente dedicado", afirmou Requião.


Goyá Campos foi secretário estadual de 1991 a 1993, mas antes disso foi procurador-geral do município de Curitiba, de 1986 a 1989, quando Requião era prefeito. Atualmente, estava aposentado do cargo de auditor do Tribunal de Contas do Estado. Ele já não atuava mais como advogado e passava a maior parte do tempo em casa, com a família.

A única filha de Campos, a médica Marília Cristina Milano Campos, conta que o pai estava com problemas pulmonares há seis meses, mas o estado de saúde se agravou nos últimos 15 dias e a morte ontem, de forma súbita, foi inesperada. "Vai ser uma falta que nunca vamos conseguir preencher nas nossas vidas. Foi um profissional admirado, as pessoas paravam para cumprimentá-lo e abraçá-lo. Era muito festejado porque sempre teve uma conduta constante de respeito e dignidade em relação a todos. Como pai, a grande lembrança que vamos guardar dele é a presença, a preocupação, o apoio. Ele ajudava em tudo que a gente precisava, aconselhava, resolvia. O grande amor da vida dele era a neta, minha filha de 14 anos", disse Marília.


Além da filha e da neta, Campos deixa a viúva Ildahyr Milano Campos.


Fonte: Gazeta do Povo

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios