11/01/2008

Mudanças nos planos de saúde

ANS amplia cobertura obrigatória de planos de saúde a partir de abril


A partir do dia 2 abril, os planos de saúde vão ter novas regras. Mais de cem novos procedimentos foram incluídos na cobertura dos segurados. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) diz que o beneficiário não vai ter que pagar mais por isso. A associação que representa os planos de saúde disse que, em média, haverá um aumento nos custos das empresas de cerca de 10%, mas que, em parte, isso pode ser compensado porque ações de prevenção da natalidade e de controle da obesidade acabam diminuindo os gastos com médicos no futuro. Veja quais são as principais coberturas incluídas nos planos.

Os planos passam a ser obrigados a cobrir despesas com: seis consultas com nutricionista por ano; seis sessões de fonoaudiologia; seis de terapia ocupacional; e 12 sessões de psicoterapia.

Foram incluídos procedimentos de controle de natalidade: colocação de DIU, vasectomia e ligadura tubária ou laqueadura; além de cirurgias como a bariátrica para obesidade mórbida, e miopia para quem tem mais de cinco graus.

Também passam a ser cobertos pelos planos procedimentos por videolaparoscopia e transplantes de medula autólogos, aqueles que usam material do próprio paciente. Agora a lista obrigatória da Agência Nacional de Saúde Suplementar inclui 2.973 itens.

"Não pode haver, em razão dos procedimentos, aumento de preço, porque o que a ANS fez já está previsto na legislação, e as empresas do plano de saúde sabem dessa atuação da ANS, dessa atuação complementar em definir os procedimentos cobertos pela legislação. Os aumentos estão vetados", o promotor de defesa do consumidor, Leonardo Bessa.

As novas coberturas dos planos de saúde, que valem a partir de abril, beneficiarão quem assinou contrato a partir de janeiro de 1999. Para estes clientes, por determinação da ANS, não haverá aumento na mensalidade. Já quem assinar contrato a partir de agora pode começar pagando mais caro do que os antigos beneficiários.

Clique aquie saiba quais são as novas regras da ANS.

Para ler a Resolução Normativa n.º 167, clique aqui.


Fonte: Bom dia Brasil - Globo

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios