11/05/2022

Município de Irati concede título de cidadão honorário ao pediatra Luiz Ernesto Pujol

Ex-presidente e atual secretário-geral do CRM-PR recebeu a honraria em reconhecimento ao seu trabalho de oito anos na cidade. Solenidade ocorreu na noite desta terça (10)

Em 1974, recém-formado pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná, o Dr. Luiz Ernesto Pujol mudou-se para Irati com a missão de ficar de três a quatro meses para ajudar montar o serviço de pediatria da Santa Casa do município. Os meses passaram e se tornaram oito anos de dedicação profissional à comunidade, onde fez amigos e deixou marcas de grande estima entre pacientes, familiares e demais moradores da cidade.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Luiz Ernesto Pujol recebe o título de Cidadão Honorário de Irati. (Foto: Rafaella Maier - Câmara Municipal de Irati)
Essas marcas foram reconhecidas na noite desta terça-feira, 10 de maio, quando foi agraciado com o título de Cidadão Honorário de Irati, comenda oferecida pela Câmara de Vereadores da cidade. A solenidade foi conduzida pelo presidente da casa, vereador Helio de Melo, e teve a participação do prefeito, Jorge Derbli, da vice-prefeita, Ieda Waydzik, e de demais vereadores e autoridades.

Ao abrir a sessão solene o vereador Helio de Melo explicou que o título de Cidadão Honorário é uma homenagem prestada pelo poder legislativo aos cidadãos que se destacam na sociedade iratiense pelos relevantes serviços em prol da coletividade. “Esta homenagem é justa e se faz necessária para que possamos mostrar como somos gratos ao Dr. Pujol pelos relevantes serviços prestados a este município e à nossa população, a quem realmente se doou, transformando a realidade da saúde para tantas crianças e adolescentes e suas famílias. Foi o socorro e o amparo de tantas mães e pais, dedicando uma vida inteira ao oficio de cuidar, tratar e curar, realizando sua missão com humanismo, dedicação e amor.”

E foi lembrando de diversos casos e situações vivenciadas junto ao Dr. Pujol que o ex-vereador Roni Surek, proponente da homenagem em 2020, embalou um emocionado discurso. Falou sobre o médico dos seus filhos, mas também sobre o médico da Santa Casa, que durante várias noites dormiu em uma cadeira ao lado da cama de uma menina que estava internada para estar a postos caso ela precisasse. “Ele salvou aquela menina.”

A solenidade foi transmitida ao vivo pelo jornal Folha de Irati e pode ser conferida aqui. Durante a transmissão internautas enviaram mensagens homenageando o Dr. Pujol e lembrando da atuação dele na cidade.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Pujol fala sobre sua trajetória na cidade. (Foto: Rafaella Maier - Câmara Municipal de Irati)
Feliz e emocionado com o reconhecimento, o Dr. Pujol falou sobre a chegada à cidade, sua atuação e os profissionais que o acompanharam em sua missão. “A cidade me recebeu muito bem quando fui trabalhar lá e a noite de ontem foi um momento entre amigos. Foi muito bonito, fiquei emocionado com a delicadeza e gentileza de todos. Realmente me encantou”, resumiu.

Sobre o Dr. Pujol

Aos 75 anos de idade e com 48 de profissão, é casado há 46, tem dois filhos e uma neta. Especialista em Pediatria, o Dr. Pujol, contabiliza mais de 40 mil prontuários de pacientes, muitos passando de uma geração para a outra, com ex-pacientes levando seus filhos para se consultarem com seu médico de infância.

De volta à Curitiba em 1982, atuou como diretor do Hospital do Trabalhador e também em seu consultório particular. Ocupou diversas funções, incluindo a presidência, na Sociedade Paranaense de Pediatria, e também participou ativamente das ações da Associação Médica do Paraná. Também contribuiu para o Programa Dedica, uma iniciativa da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas da UFPR.

Entrou no CRM-PR pela primeira vez para o mandato de conselheiro entre 2003 e 2008, retornando em 2013 quando ocupou as funções de vice-presidente, secretário-geral e também presidente, sendo o 21º a estar a frente da autarquia. Em 2018 participou novamente da chapa vencedora e hoje responde pela Secretaria-Geral do Conselho. 

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios