22/05/2007

Museu Virtual da SPPT conta a história da tuberculose no Brasil


Mais de 6 mil acessos já foram registrados na página nas primeiras semanas no ar. Por meio de fotos, imagens e exposição de diversos materiais, a Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia resgata a história da doença que, ainda hoje, é responsável por cerca de 90 mil casos por ano no país.


Doença de alta incidência no país e no mundo, a tuberculose acaba de ganhar mais um recurso de grande relevância ao seu entendimento. Trata-se do Museu Virtual da Tuberculose, portal pioneiro lançado, em 24 de março de 2007, pela Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT) com apoio do Instituto Clemente Ferreira e de órgãos públicos de São José dos Campos.


Com menos de um mês no ar, a página já registrou grande número de visitantes: mais de 6 mil acessos únicos, ou seja, de endereços virtuais diferentes. De acordo com José Carlos Cipriano, responsável pelo conteúdo do site, é uma ferramenta inovadora jamais feita por outra entidade. "Não há apenas informações técnicas. O museu é rico em imagens, fotos e na cultura do que foi e é o tratamento e a atuação dos profissionais no combate deste mal".


"Mais do que instrumento científico, é uma singular fonte de informação ao público leigo", completa o presidente da SPPT, Rafael Stelmach.


A idéia da SPPT foi encaminhada dos doutores Sidney Bombarda e Douglas Belcofiné. "Ao analisar um rico material recolhido pelo dr. Douglas sobre a fase sanatorial da tuberculose em São José dos Campos, verificamos como era importante divulgá-lo", conta dr. Bombarda. "A partir daí, selecionamos documentos e fotos da história do Instituto Clemente Ferreira, além de outras informações e curiosidades".


Um dos fatos mais curiosos registrados no site é a carta anônima dirigida aos fundadores do Instituto Clemente Ferreira, em São Paulo. Nela, há uma ameaça de assassinato - forma radical de tentar impedir a implantação do sanatório no luxuoso bairro da Consolação. De nada adiantou. O Instituto surgiu e logo se tornou um centro de referência e pesquisa reconhecido em todo o país.



Outros destaques


Fotos e documentos recentemente restaurados do Instituto Clemente Ferreira e dos Sanatórios de São José dos Campos mostram a origem e consolidação de alguns órgãos como centros de tratamento de tuberculose no Brasil.


Além disso, parte da história de "Floradas na Serra", o derradeiro filme da Companhia Cinematográfica Vera Cruz, faz parte do conteúdo. Mostra, por exemplo, os sanatórios por meio de uma história de amor vivida por Cacilda Becker e Jardel Filho. Outro atrativo disponível em vídeo é a peça "O poeta da Vila e seus amores", de Plínio Marcos. Retrata como Noel Rosa enfrentou a doença no século passado.


Na área "Uma viagem no tempo", o usuário pode navegar desde a antiguidade, passando pela idade média, pela moderna até a vida contemporânea, quando graças às pesquisas exaustivas de Robert Koch e Jean Antoine Villemin uma nova vacina foi descoberta.




O site também contém entrevistas, artigos e referências de literatura, música, teatro, cinema e de cultura em geral. Acesse http://www.pulmonar.org.br/blog/tuberculose e confira!

Fonte: Acontece Comunicação

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios